De acordo com a NR-33 que estabelece os requisitos mínimos de segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados, o empregador deve garantir que o acesso ao espaço confinado ocorra após a emissão da PET -permissão de entrada e trabalho, isto é, o trabalho só poderá ser iniciado após a autorização da PET.
A Permissão de Entrada e Trabalho, ou PET, é um documento de segurança para o trabalho em espaços confinados. Seu objetivo é garantir que o ambiente tenha condições adequadas de saúde e segurança para os profissionais.
De acordo com a NR 33 a emissão da Permissão de Entrada de Trabalho deve ser feita pelo supervisor ou pela empresa contratante antes de iniciar a execução das atividades. ... A PET precisa ser encerrada após a finalização das operações, quando ocorrer algum imprevisto, ou em casos de pausas ou interrupções dos trabalhos.
O preenchimento deve ser feito pelo supervisor de entrada, que tem a capacitação para emitir a PET antes do início das atividades, além de executar os testes, conferir os equipamentos e verificar os procedimentos contidos no documento.
Já o supervisor de espaço confinado, tem como tarefa elaborar e assinar a permissão de entrada (PET) para assim, poder permitir que a entrada dos trabalhadores seja segura nestes espaços. O supervisor de entrada pode desempenhar a função de vigia, caso seja necessário.
10.
De acordo com a Norma Regulamentar Supervisor de Entrada é a pessoa capacitada para operar a permissão de entrada com responsabilidade para preencher e assinar a Permissão de Entrada e Trabalho (PET) para o desenvolvimento de entrada e trabalho seguro no interior de espaços confinados.
33.
Atmosfera IPVS - Atmosfera Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde: qualquer atmosfera que apresente risco imediato à vida ou produza imediato efeito debilitante à saúde. ... Contaminantes: gases, vapores, névoas, fumos e poeiras presentes na atmosfera do espaço confinado.
Já o engolfamento ocorre quando os trabalhadores muitas vezes em inspensões ou manutenções sobem nos grãos e afundam muitas vezes sem chances de conseguir sair sozinho.
A ventilação combinada utiliza de exaustores e insufladores de ar simultaneamente, promovendo a captação dos poluentes e a renovação do ar atmosférico nos espaços confinados ao mesmo tempo.