Todas os substantivos referidos contêm a ideia de aumentativo: balaço é aumentativo de bala; chapelão, de chapéu; portão, de porta; facão, de faca; e corpanzil é aumentativo de corpo.
É esse o caso do aumentativo de estrela, que até é registado no Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, como «estrela supergigante», uma vez que designa «uma estrela mais luminosa de qualquer tipo espectral».
– O aumentativo de papel continua a ser papelão, isto é, papel encorpado, cartão grosso; papelzão tem significado diferente: refere-se ao tamanho. É um papel de tamanho maior do que o vulgar.
Relativamente aos substantivos de formação sintética, acrescentam-se, para os aumentativos, os sufixos: –aço (rico/ricaço), -aça; (bigode/bigodaça; vidro/vidraça), -ão (casa/casarão; faca/facalhão; rapaz/rapagão; chapéu/chapelão; porta/portão; sala/salão; papel/papelão; voz/vozeirão), -ona (pedra/pedrona); alhão (drama ...
O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)
Desleal. coração. sinceridade.
De cheiro aprazível; perfumado. Etimologia (origem da palavra cheiroso). Cheiro + oso.
O sufixo -isar não existe. Civilizar joga em outro time. Sem s no radical, precisa de uma ponte. É o -iz, que aparece em amenizar (ameno), capitalizar (capital), humanizar (humano), canalizar (canal), simbolizar (símbolo).
ferro = ferreiro ferrugem fazendeiro, fazenda= rico= riqueza ,enriquecer chuva= chuvisco, chuvinha pedra = apedrejar, pedrada flor= florista, florzinha chave= chaveiro, sala= saleta, salinha luta= lutador bomba= bombardear escola= escolarização, escolaridade jogo= jogatina, jogador tinta= tinteiro.
Estas palavras evoluem para as portuguesas escola e escolar. A palavra escolaridade deriva, assim, de escolar. É um dos casos de formação de substantivos a partir de adjectivos por meio do sufixo -idade (do latim -itate), que traduz a ideia de qualidade, propriedade, estado ou modo de ser.
Riqueza – rico (radical) + eza (sufixo).
O que é substantivo derivado?
Cárdia, cárdio - prefixo grego, kardia significa coração. ... Cida - sufixo originário do latim, caedere significa matar. Bactericida - que mata as bactérias.
Sufixo. Sufixo é o afixo que se liga ao final da palavra, por exemplo: Pedreira. “eira” é um sufixo ligado à palavra pedra.