Uncartrose com lesões dos discos intervertebrais.
A uncoartrose é uma condição que resulta de alterações causadas por uma artrose na coluna cervical, em que os discos intervertebrais vão perdendo a sua elasticidade devido à perda de água e nutrientes, tornando-se cada vez mais finos e menos resistentes aos movimentos, o que facilita a sua rutura.
O processo unciforme desenvolve-se na margem lateral da vértebra de centros de ossificação pertencentes ao arco neural. Em recém-nascidos, o processo unciforme é horizontal orientando-se verticalmente de acordo com o crescimento. O seu desenvolvimento induz a formação de fissuras na margem posterolateral do disco.
Os curtos processos espinhosos possuem forma bífida, enquanto os forames vertebrais possuem formato triangular. Dentro de cada processo transverso existe um forame transverso e ao nível de C6 a artéria vertebral entra no forame correspondente.
As articulações interapofisárias são sinoviais, ou seja, têm cartilagem hialina, membrana sinovial, osso subcondral e cápsula articular, estando sujeita a artrose como todas as articulações.
A hérnia de disco cervical acontece quando há uma compressão do disco intervertebral localizado na região do pescoço, entre as vértebras C1 e C7, o que pode acontecer devido ao envelhecimento ou ser consequência da posição para dormir, sentar ou para realizar as atividades do dia a dia.
Uma cirurgia de hérnia de disco tradicional é realizada através de um corte na pele do paciente, com o objetivo de chegar até a coluna. No caso da cirurgia de hérnia de disco lombar, esse corte é feito pela lateral ou pelas costas. Para realizar a cirurgia de hérnia de disco tradicional se aplica uma anestesia geral.
No entanto, a coluna travada é uma condição que costuma surgir na presença de uma crise intensa de dor devido a um pinçamento nervoso. Ou seja, é um mecanismo de defesa do próprio corpo que em resposta à dor aguda, imobiliza completamente a área afetada.