Este pronome é também utilizado em textos escritos oficiais, como correspondência comercial, ofícios e requerimentos. V. Ex. ª - Vossa Excelência - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a pessoas com alta autoridade, como o Presidente da República, ministros, senadores, deputados, embaixadores, etc.
O substantivo e forma de tratamento dona tem como abreviaturas mais correntes as formas D. e D. ª. Segundo os gramáticos Celso Cunha e Lindely Cintra, a forma de tratamento Dona «também [é] abreviada em D.» (Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, 2001, p.
Com os critérios a seguir:
Por quê? Porque o Império Romano crescia e eles precisavam indicar o clã a que a pessoa pertencia ou o lugar onde tinha nascido. Com a decadência do Império Romano, essa prática foi se enfraquecendo até que, na Idade Média, os sobrenomes caíram em desuso e as pessoas passaram a ser chamadas apenas pelo seu prenome.
Primeiramente devemos identificar onde começa e onde o nome termina, vamos pegar como exemplo Jeferson Gomes da Silva Junior, o nome começa no "J" e termina em um espaço " ". E o sobrenome nome começa no "G", ou seja, no primeiro caractere depois do espaço " ".