Nesta oficina serão apresentados diversos jogos de origem africana, dos quais destacamos: Tsoro, Borboleta, Ruma, Kahla, Oware e Yoté.
Para a confecção do tabuleiro Mancala com duas fileiras, são feitas doze cavidades. Caso utilize a caixa de ovos, basta remover a tampa e o tabuleiro já está pronto. Pode-se ainda utilizar a tampa da caixa para criar dois reservatórios para cada jogador colocar as peças conquistadas.
Como jogar? Os dois jogadores posicionam suas peças no seu lado do tabuleiro. Cada jogador deve deslizar uma peça por vez pelas linhas até o círculo livre mais próximo. Ganha quem conseguir alinhar as três peças primeiro.
Foi utilizado o Shisima, um jogo que teve origem e é praticado no Quênia, um país do leste africano. Esse jogo foi usado com o intuito de que os estudantes compreendessem conteúdos matemáticos, em especial, de geometria e medidas, mas também entendessem um pouco como povos africanos influenciaram na cultura brasileira.
Este jogo étnico tem origem no Quênia, e foi criado a partir da observação das pulgas d'água sobre a superfície das lagoas. A palavra shisima na língua tiriki significa "extensão de água". Para vencer a partida, o jogador deve ser o primeiro a alinhar as suas três "pulgas d'água" em uma linha reta antes do outro.
Para fazer um labirinto para a brincadeira, você vai precisar de uma tampa de caixa de sapato, fita adesiva, uma bolinha e canudos. Cole os canudos com fita adesiva na caixa, de uma forma que a bolinha tenha saída. O legal da brincadeira é fazer com que as crianças consigam chegar até o final.
Origem: África. Jogo: O Yoté é um jogo matemático de confronto entre dois jogadores. De origem africana o tabuleiro é muitas vezes improvisado diretamente no solo. Classificado entre os melhores jogos de tabuleiro do mundo, este jogo desenvolve o raciocínio e a observação.
O surgimento do xadrez se deu no século VI, na Índia, com o nome de shaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, em sânscrito. Posteriormente, o jogo foi para a China e para a Pérsia. É da palavra persa shah, que significa rei, que provêm o nome xadrez.
Esporte chegou ao país em 1808 com dom João 6º O xadrez tornou-se conhecido pelos brasileiros em 1808 graças a dom João 6º. Nessa época, o imperador trouxe para o país o primeiro exemplar impresso de um trabalho sobre o jogo. A primeira competição oficial, no entanto, só foi realizada 72 anos depois.
Na terminologia enxadrística, os jogadores de xadrez são conhecidos como enxadristasbr. (ou xadrezistas pt.). O xadrez, por ser um jogo de estratégia e tática, não envolve sorte como elemento.
O xadrez é um jogo de estratégia e estimula muito o cérebro de quem joga. Por esse motivo, é recomendado a qualquer pessoa, de qualquer idade, desde crianças a idosos.
O objetivo do jogo de xadrez é muito simples. O enxadrista precisa movimentar suas peças de maneira que ele consiga deixar o rei adversário sem saída (xeque-mate). Fazendo isso, o jogo chega ao seu final. Obviamente, os movimentos para se chegar a uma situação de deixar o rei do oponente em xeque não são aleatórios.
O jogo de Xadrez tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar.
Como Começar Uma Partida De Xadrez
Cada peça se movimenta de maneira diferente:
Cabe a você decidir quanto tempo irá se dedicar ao estudo do xadrez. Se eu te disser que você precisa estudar 6 horas por dia e se você seguir meu conselho, irá se cansar com apenas 2 horas do treinamento e as outras 4 horas serão um completo desperdício de tempo.
Confira a seguir!