Segundo Contijo, os rituais de cauinagem eram verdadeiros meios de comunicação pelos quais as mensagens e o saber acumulado eram transmitidos de geração a geração. A oralidade foi, portanto, transmitida de avó para neta, de erveira a iniciante, de pais para filhos e assim por diante. A gênese dos rituais é oral.
A oralidade e a escrita são duas formas de variação linguística, onde a oralidade é geralmente marcada pela linguagem coloquial (ou informal), enquanto a escrita, em grande parte, está associada à linguagem culta (ou formal).
b) Há ainda diversos povos índigenas que mantém a Tradição Oral, como os povos Mehinaku, Karajá e Xavante. Xavantes: em torno 20 mil, alocados no sudeste do Mato Grosso. Karajá: em torno de 3 mil povos cujas aldeias estão no Mato Grosso, Tocantins e Goiás. Mehinaku: vivem na região do Alto Xingu.
Por outro lado, na oralidade, a relação que estabelecemos com quem falamos é direta, traduzida em um processo de dialogação, que pode ainda contar com uma série de recursos extralinguísticos, como gestos, expressões faciais, entonação, postura, que facilitarão a transmissão de ideias, emoções e possibilitarão refazer a ...
O texto oral é transmitido por meio da fala, sendo que ele é natural e pode sofrer diversas variações em função do vocabulário, sotaque e regionalismos; havendo também a presença do sotaque e do estilo de fala de cada pessoa.