Deck tradicional O material é recomendado tanto para uso externo – como churrasqueiras e piscinas – quanto para uso interno também. As madeiras mais utilizadas são Ipê, Jatobá, Massaranduba, Angelim e Itaúba.
Decks, proteção e escadas A maioria dos parafusos usados em decks são de 8 cm, mas enquanto os de 6 1/2 cm são os mínimos necessários para segurar as placas dos decks nas vigas, parafusos de 9 cm são comumente usados para fornecer segurança extra contra o excesso de peso, encolhimento da madeira ou deformações.
As melhores madeiras para deck de piscina são Ipê e Cumaru, nessa ordem. Elas dão um ar elegante e sofisticado à área de lazer e podem durar até 15 anos.
Como manter o deck da piscina?
Passe cola de madeira no buraco. Com o auxílio de leves batidas de um martelo, insira o pedaço de madeira que você acabou de cortar no furo. Após a secagem limpe o excesso de cola e serre o pedaço de madeira que ficou para fora do buraco.
Para unir duas peças de madeira com parafusos, abra o furo na primeira peça a receber o parafuso com um diâmetro sempre 0,5 a 1 mm maior do que o diâmetro do parafuso. O furo na peça a ser aparafusada, pelo contrário, deverá ser sempre 1 mm mais pequeno. Desta forma, a rosca consegue aderir bem à peça.
3 dicas para esconder pregos aparentes
Se você estiver usando uma madeira macia, como pinho, você pode escarear a madeira sem perfurar um buraco maior. No momento em que você aperta o parafuso em seu furo-piloto, você pode simplesmente apertar a cabeça através da madeira até o nível da sua peça.
Passo 1: Primeiro, ponteie a localização do parafuso para guiar melhor a ferramenta. Passo 2: Fixe o escareador no mandril de sua furadeira firmemente. Passo 3: Com um giro alto, proceda PRIMEIRO com o escareamento (com um escareador de madeira de qualidade). Repare que a furadeira irá girar mais suavemente.
Utilizar um escareador de furos que seja menor que a cabeça do parafuso tornará o espaço insuficiente para que o parafuso seja embutido na peça, enquanto o uso de um escareador maior que o parafuso comprometerá tanto a estética da peça quanto a fixação do parafuso.
1. Cravar parafusos até que as cabeças fiquem ao nível da peça em que se cravam. 2. Fazer escavação cónica (em madeira, pedra, ou metal).
Broca escariadora Também conhecida como broca com escareador, ela é indicada para escarear furos na madeira, ou seja, abrir um pouco mais o diâmetro na finalização do furo. Seu uso é muito comum na hora de realizar rebaixos ou chanfros nos furos, de forma a permitir que a cabeça do parafuso fique embutida na madeira.
As brocas countersinks são utilizadas como brocas escariadoras no final da seqüência da perfuração óssea, para dar a forma do contorno da crista óssea para adaptação da mesa oclusal dos implantes (vide tabela 01). Proceder da seguinte maneira: encaixar a broca no contra ângulo.
Como retirar pregos do concreto
O prego passa por seis das marcações maiores, acumulando, assim, 6 centímetros inteiros. Porém, sua cabeça termina na marcação média seguinte à última marcação maior pela qual passou o prego. Assim, são mais 5 milímetros na medida do prego. Logo, o comprimento do prego é igual a 6 cm + 5 mm = 6,5 cm ou 65 mm.
Prego Gerdau com Cabeça 25 x 72 cm, 29088.
Pregos são medidos em formato JP x LPP, ou seja, Jouge de Paris x Linha de Polegadas Portuguesas, respectivamente correspondentes ao diâmetro e ao comprimento do prego. Em um pacote de pregos, o valor do diâmetro, (em JP) aparece como o primeiro número. O valor do comprimento, (em LPP), aparece como o segundo número.
* Madeira - As mais simples e econômicas como o pinus e o pinho que são madeiras "moles" e de fácil deterioração (umidade, cupins). Os lambris, confeccionados com madeiras de lei, como o ipê, jacarandá, mogno, pau marfim e outros são os mais indicados.