Para controlar a quantidade de luz a íris se contrai ou se relaxa, aumentando ou diminuindo o tamanho da pupila. Por exemplo, quando está escuro, a íris se relaxa e a pupila se dilata, o oposto acontece durante o dia.
Quanto mais melanina temos na íris, mais escura ela é. E se temos pouca melanina, o olho é mais claro! E você já reparou que quando olhamos nos olhos de uma pessoa, percebemos que no meio da íris existe um círculo preto? Este círculo é a pupila, ela controla a entrada de luz nos nossos olhos para que possamos enxergar.
Constituída de um tecido transparente, a Córnea recobre a parte da frente do olho e tem a função de focalizar a luz, visto que funciona como uma lente sobre a íris e pupila.
Íris: A íris é um prolongamento da coroide que cobre parte do cristalino e que se caracteriza por ser a porção responsável pela cor do olho. Essa estrutura apresenta uma abertura no centro (pupila) por onde entra a luz.
Os olhos vermelhos são um problema ocular bastante comum, cuja gravidade varia, desde problemas quase insignificantes até graves doenças dos olhos. Habitualmente, o olho vermelho resulta da dilatação dos vasos sanguíneos conjuntivais que pode ser devida a inflamação, secundária a algum tipo de irritação ou infeção.
Quando o olho está vermelho, normalmente, significa que a pessoa está com algum tipo de irritação ocular, que pode acontecer devido ao ambiente mais seco, cansaço ou ao uso de cremes ou maquiagem, que possam estar causando alguma reação alérgica.
Seja qualquer for o motivo da irritação nos seus olhos, o Colírio Legrand resolve. Com ação adstringente, esta solução oftálmica ajuda a reduzir a vermelhidão e a secreção, acabar com a coceira, com o ardor e com a sensação de areia nos olhos.
Efetue os seguintes passos no caso de sentir irritação ocular:
Como usar: misturar 2 colheres (de sopa) de gel de babosa com 1 colher (de sopa) de açúcar ou bicarbonato de sódio. Depois, esfregar a mistura no rosto ou em outras partes mais secas da pele, como cotovelos ou joelhos, por exemplo. Remover com água e um sabão neutro e repetir 2 a 3 vezes por semana.
Como usar babosa na pele
No tratamento de queimaduras, ferimentos, inflamações, queda de cabelo e espinhas, a babosa é utilizada em uso tópico. Sua polpa pode ser utilizada como vermífugo e digestivo em uso interno e sua resina - resultado de mucilagem, após secagem das folhas – pode ser utilizada como laxante.
#1 A babosa é muito nutritiva - Uma fruta cítrica (escolha entre suco de limão, rodelas de abacaxi, maracujá fresco, acerola ou kiwi); - Mel a gosto; - Água. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva com gelo.