A psicologia na saúde objetiva o aperfeiçoamento da saúde, a prevenção e o tratamento de doenças. Muitas práticas clínicas buscam não apenas modificar o ambiente dos pacientes e sua resposta a estímulos, mas também a mudança de seus pensamentos, crenças, sentimentos e atitudes em relação à saúde.
O psicólogo hospitalar tem como objetivo acompanhar o paciente e os familiares que fazem tratamento devido ao adoecimento. ... Por exemplo, o trabalho junto a pacientes terminais, o psicólogo atua no acolhimento e escuta de modo a auxiliar o paciente a elaborar sua vida e ressignificar sua morte.
A Psicologia da Saúde é a área da Psicologia que estuda o comportamento humano no contexto da saúde e da doença, buscando compreender o papel das variáveis psicológicas sobre a manutenção da saúde, o desenvolvimento de doenças e comportamentos associados à doença.
A Saúde Psicológica também diz respeito à forma como pensamos, sentimos, avaliamos as situações, nos relacionamos com os outros e tomamos decisões. Quando temos Saúde Psicológica sentimo-nos confiantes e capazes de lidar com a nossa vida e com as outras pessoas.
A saúde emocional diz respeito à percepção de si próprio por meio da autoestima. Quando está saudável, o indivíduo conhece suas emoções (raiva, medo, alegria), mantendo seu equilíbrio e comportamento controlados em situações desgastantes do dia a dia.
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais.
Durante muito tempo, a saúde foi entendida simplesmente como o estado de ausência de doença. Considerada insatisfatória, esta definição de saúde foi substituída por outra, que engloba bem-estar físico, mental e social.
De acordo com a OMS, o conceito de saúde não pode ser visto apenas como a ausência de doença ou enfermidade. Ele envolve um estado completo de bem-estar físico, mental e social. Essa definição foi elaborada em 1947, mas ainda existem desafios para promover uma vida saudável focando esses diferentes aspectos.
Resposta: Saúde é estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. Em outras palavras é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
Saúde individual é conceituada somente ao ser, ao indivíduo. De acordo com seu bem-estar em geral. Saúde coletiva é relacionada à comunidade, sobre várias pessoas, de acordo com o bem-estar da comunidade.
Resposta: Uma doença é uma condição particular anormal que afeta negativamente a estrutura ou função de parte de ou de todo um organismo, e que não é causada por um trauma físico externo. Doenças são frequentemente interpretadas como condições médicas que são associadas a sintomas e sinais específicos.
6 Dicas para evitar doenças contagiosas