Verdade. Se não houver espaço suficiente na boca, o dente do siso pode acabar empurrando os outros, e consequentemente, atrapalhando o alinhamento dos dentes vizinhos. Caso a pessoa use aparelho ortodôntico, a erupção do dente também pode prejudicar o sucesso do tratamento.
Há pessoas que podem não apresentar algum deles ou todos. Em alguns casos, o dente até pode estar ali – mas a erupção não ocorre. Mas, na maioria das vezes, surgem os quatro sisos mesmo: dois superiores e dois inferiores.
Algumas pessoas nascem sem o dente do siso → Verdade. De fato, há quem não desenvolva os terceiros molares. Isso ocorre porque alguns indivíduos nascem sem o germe (base) que dá origem a esse dente.
O que fazer: Após confirmação do bruxismo, o dentista pode indicar o uso de uma placa durante a noite para que a pessoa evite ranger os dentes e provocar o seu desgaste. Em alguns casos, pode também ser indicado o uso de alguns medicamentos que ajudam a aliviar o desconforto causado pelo bruxismo.
É importante não forçar para remover o dente antes do momento ideal. Isso pode prejudicar a dentição permanente, caso o dente permanente não esteja no momento certo de erupcionar, além de poder causar dor, muito sangramento e consequente trauma na criança.