A mandioca só pode ser introduzida a partir do nono mês, destaca. Ela recomenda fazer um purê, com o leite que o bebê já consome. Depois de introduzido o tubérculo, é hora de acrescentar um legume. Pode ser: chuchu, abóbora, abobrinha, cenoura, tomate, vagem e até jiló.
Corte os pedaços de mandioca já cozida em cubos pequenos e coloque na panela. Mexa sem parar, para o purê não grudar no fundo. Apague o fogo, adicione cheiro verde e tempere com uma pitada de sal. Sirva em seguida.
8 segredos para uma papinha saborosa
As papinhas salgadas devem ser feitas com legumes, tubérculos, leguminosas e hortaliças, devendo-se escolher pelo menos de 1 ou 2 legumes....Algumas opções de papinhas salgadas são:
Cardápio para o bebê de 6 meses
Deixo aqui algumas dicas podem ajudar os pais a passarem por essa fase sem tanto estresse:
Por ser um alimento potencialmente alergênico, muitos pais ficam inseguros em oferecer ovo ao bebê logo no início da introdução alimentar. No entanto, o ovo (Gema + Clara) pode e deve ser iniciado na Alimentação Complementar a partir dos 6 meses de vida.
A verdade é que assim que começamos a introdução alimentar, já podemos oferecer carne! A introdução alimentar hoje é preconizada que ocorra aos 6 meses de idade, e postergar a sua introdução pode ser um problema.
Entretanto, há ainda outras maneiras possíveis, como a carne desfiada, cortada em tirinha ou, para as mamães adeptas ao método BLW, em pequenos pedaços que facilitem o bebê segurar. Já os melhores cortes são a alcatra, filé mignon, lagarto, patinho e coxão mole.
Criança pode comer massa, macarrão, nhoque, lasanha, canelone, rondele, panqueca e etc....Olha só algumas receitinhas de massa pra arrasar por aí:
Quando: a partir de 6 meses o bebê já pode ingerir o alimento em papinhas e sopas. Risco de obesidade: 100g de macarrão têm 11 calorias.
Cozinhe o macarrão na água, reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola. Acrescente a carne moída, refogue. Quando a carne estiver totalmente cozida, acrescente o feijão e a vagem batidos, refogue mais um pouquinho e tire do fogo.
Um deles é o macarrão, que pode ser colocado na papinha de bebê. Dessa forma, é possível oferecer o macarrão tanto na consistência de purê (como na papinha), cortado em pedaços pequenos, caso utilize o método BLW na introdução alimentar, ou em sopas.
Entre os 7 e os 9 meses, a alimentação do bebê pode começar a incluir a sopa também ao jantar devendo conter uma proteína diferente da sopa do almoço, ou seja, se a sopa do almoço contém carne, a sopa do jantar deve conter peixe ou ovo, para que o bebê experimente vários sabores e consiga ter os nutrientes de todos os ...
Numa panela refogue a cebola e a abóbora picadas com o azeite. Mexa um pouco, coloque a batata picada e acrescente água até cobrir tudo. Desligue o fogo, amasse os legumes com um garfo e espere esfriar. Sirva em seguida!
Ingredientes
Cozinhe os legumes com as cascas A quantidade de água também é importante: os alimentos devem ser cozidos com o mínimo de água. O ideal é colocá-los quando a água já estiver fervendo e manter sempre a panela fechada. Se desejar um cozimento mais rápido, use a panela de pressão. Depois basta amassá-los com um garfo.
Cozinhe os alimentos em água até que fiquem macios. Depois, coloque em um prato e amasse com o garfo. Não precisa passar pelo liquidificador ou pela peneira – a consistência tem que ser pastosa justamente para que o bebê comece a exercitar a mastigação.
Se a criança não aceitar bem a novidade, complemente a refeição com o leite materno. Entre os grupos de alimentos que podem ser cozidos e amassados, estão as principais categorias: cereais ou tubérculos, leguminosas, carne (vaca e frango) e hortaliças (verduras e legumes).
Para começar a se preparar para essa fase do bebê, veja nossas dicas de receitas de papinhas salgadas e nutritivas para seu filho.
Receitas de papinha de bebê
Para fazer, basta lavar bem a cenoura, descascar e cortar em pedaços. Em seguida, coloque para cozinhar em uma panela com água até que fiquem bem cozidas — ou seja, bastante macias! Retire a cenoura, amasse-a e, para finalizar, acrescente a cebolinha e o óleo, misturando tudo muito bem.