O nódulo auriculoventricular, nodo atrioventricular, nó atrioventricular ou nodo de Aschoff-Tawara é uma área de tecido especializado entre os átrios e ventrículos do coração, que conduz impulso elétrico do átrio em direção aos ventrículos.
O nó SA está localizado na parede posterior do átrio direito, onde a veia cava chega ao coração. O nó AV está na porção inferior do septo interatrial.
O Nodo AV retarda o impulso cardíaco pelo seguinte mecanismo: as fibras nesse nodo têm diâmetro muito pequeno, o que as torna diferentes das do restante do sistema de Purkinje, transmitindo o impulso cardíaco muito lentamente, com velocidade de cerca de um décimo da medida em fibras cardíacas normais e apenas 1/50 da ...
A disfunção do marca-passo natural do coração (nódulo sinusal ou sinoatrial) pode causar batimentos cardíacos persistentemente lentos (bradicardia sinusal) ou a interrupção total da atividade normal do marca-passo (parada sinusal – veja a figura Rastreamento das vias elétricas do coração).
Um eletrocardiograma normal apresenta as seguintes informações: Frequência cardíaca entre 60 e 100 batimentos por minuto. Onda P presente, indicando ritmo sinusal. A onda P normal costuma ter menos de 0,12 segundos de duração.
Ritmo sinusal é o Ritmo normal do Coração. Quando um laudo ou um relatório diz que o Ritmo do eletrocardiograma é Sinusal, significa que ele está normal. Não é doença, é a completa descrição da normalidade dos batimentos cardíacos. Ele é o ritmo cardíaco que se inicia no Nó Sinusal.