Cirurgia da ATM é indicado quando o paciente tem tumor, fratura, anquilose ou luxação com repetição.
ATM é a sigla utilizada para "Articulação Temporomandibular", essas articulações ligam diretamente o osso da mandíbula ao osso do crânio e permitem que funções como mastigação e fala sejam executadas.
De acordo com a CostHelper, sem seguro de saúde, o custo da cirurgia ortognática nos Estados Unidos pode variar de cerca de US$ 20.
A disfunção temporomandibular (DTM) é uma anormalidade no funcionamento da articulação temporomandibular (ATM), que é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca, podendo ser causada por apertar muito os dentes durante o sono, alguma pancada na região ou o hábito de roer unhas, por exemplo.
Para aliviar os sintomas, pode-se aplicar gelo no local, tomar remédios analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, usar uma placa de proteção dentária e preferir alimentos mais suaves durante o período em que sentir o maxilar estalando.
No entanto, o maxilar estalando pode ser causado por problemas mais graves, como bruxismo, artrose ou uma infecção oral, por exemplo. Se o maxilar estalando for acompanhado de dor, deve-se consultar o médico assim que possível, porque pode estar a ser causado por um problema de saúde mais grave.
Mandíbula estalando ao abrir e fechar a boca pode ser sinal de disfunção na ATM. Você ou alguma pessoa próxima fica com a mandíbula estalando quando abre ou fecha boca, ou ainda, ao mastigar, bocejar? Saiba que essa é uma evidência de disfunção temporomandibular (DTM).
Alguns dos sintomas de mandíbula deslocada são: dor na mandíbula, sensibilidade, dificuldade em engolir e falar, endurecimento e inchado maxilar, dormência na face e incapacidade de fechar a boca. Mesmo se a pessoa é capaz de fechar a boca, ela pode sentir que os dentes não estão alinhados de forma adequada.
Ás vezes, a mandíbula pode voltar ao lugar sem que seja necessário tratamento, no entanto, se isso não acontecer, pode ser necessária a intervenção de um dentista, ou outro médico, que vai colocar a mandíbula de volta no local, puxando-a para baixo e inclinando o queixo para cima, de forma a reposicionar o côndilo.
Qual é a primeira atitude a ser tomada? Quando ocorre o deslocamento da articulação temporomandibular (ATM), o osso chamado côndilo fica fora de sua posição normal. Isso significa que a mandíbula sai do lugar, deixando a boca do paciente aberta.
A luxação da Articulação temporomandibular (ATM) é definida como um movimento de avanço excessivo do côndilo além à eminência articular, não auto redutível, que pode ser clinicamente dividida em 3 grupos; luxação que ocorreu apenas uma vez, luxação recidivante e deslocamento prolongado.
Ela pode ser episódica ou recorrente, espontânea ou traumática e se dever, por exemplo, à abertura excessiva da boca durante uma entubação orofaríngea . É mais frequente em pacientes que apresentam frouxidão dos ligamentos e da cápsula articular . Os traumas também podem ser uma causa importante de luxação da ATM.
Na maioria dos casos, a mandíbula travada está relacionada com problemas na articulação temporomandibular, conhecida como ATM. O disco articular dessa área pode entrar em descompasso e se deslocar, o que resulta no incômodo e travamento em situações mais sérias.
O que pode ser? Na maioria das vezes, a dor e inchaço estão relacionadas com a inflamação local do dente. “O motivo da inflamação deve ser avaliado pelo profissional, pois ela pode ou não estar relacionada com a falta de espaço”, comenta Silvia.
É uma condição comum, e pode ocorrer em pessoas de qualquer idade. Os sintomas de um abscesso dental são dor intensa na boca e mandíbula, inchaço da gengiva ou do rosto e, possivelmente, febre. Esta condição é tratada removendo o tecido infectado do dente e drenando o pus, se houver.
A mandíbula é o único osso em todo o crânio que não se articula com os ossos cranianos adjacentes através de suturas. Quando o crânio é observado puramente como estrutura óssea, não há nada que prenda anatomicamente a mandíbula ao resto do crânio.
Bruxismo é uma desordem funcional possivelmente relacionada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca. Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono.
O dentista pode recomendar o uso de placas oclusais para evitar a pressão ou o ranger de dentes durante o sono. Além disso, o dentista pode sugerir formas de reduzir o estresse e, portanto, o nível de bruxismo. Você pode também evitar alimentos como chocolate e bebidas que contenham cafeína e álcool.
O profissional mais capacitado para o tratamento/controle do bruxismo é o Cirurgião Dentista especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM DOF). Hoje em dia, é sabido que a ortodontia não trata o bruxismo, e que a oclusão nada tem a ver com o bruxismo, como acreditou-se por muitos anos.
Dor e alterações nos maxilares em movimentos de abertura e fechamento de boca deve ser cuidadosamente avaliados por um cirurgião Bucomaxilofacial. Esse profissional é especializado e capacitado a tratar as alterações relacionadas aos ossos da face.