Resposta. a) Os septos interatriais, que separam os átrios direito e esquerdo e, os septos interventriculares que separam os ventrículos direito e esquerdo, impedem a mistura de sangue venoso e arterial.
Em algumas espécies de animais o sistema circulatório é chamado de aberto ou lacunar, estando a mesma presente nos invertebrados - como os moluscos não-cefalópodes, tunicados e os artrópodes. No sistema circulatório aberto, o fluido circulante é a hemolinfa, desempenhando papel equivalente ao sangue.
Coração dos vertebrados
O coração dos anfíbios apresenta três cavidades: dois átrios completamente separados e um ventrículo. Pelo átrio esquerdo, o coração recebe sangue rico em oxigênio proveniente dos pulmões. O átrio direito recebe sangue venoso proveniente do corpo. Os dois tipos de sangue encontram-se no ventrículo.
O coração dos mamíferos, assim como o das aves, apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Com essa anatomia do coração, não há mistura entre o sangue rico em gás carbônico e o rico em oxigênio.
O coração, órgão do sistema cardiovascular, é uma câmara oca com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Possui o formato de um cone invertido com o ápice voltado para baixo e apresenta o volume aproximado de uma mão fechada. Normalmente pesa cerca de 300 g. Observe as principais partes do coração humano.
Esse tipo de circulação, em que há a mistura entre sangue venoso e arterial, é chamada de circulação incompleta. Já nas aves e nos mamíferos, o coração é tetracavitário, apresentando, assim, quatro cavidades: um átrio direito, um átrio esquerdo, um ventrículo direito e um ventrículo esquerdo.
O coração é um grande e potente músculo dividido em quatro cavidades, nos mamíferos: dois átrios (direito e esquerdo) e dois ventrículos (direito e esquerdo), que se comunicam respectivamente. O sangue entra no coração dos nossos corpos pelos átrios e sai dele pelos ventrículos.
O coração dos répteis crocodilianos apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos (como o das aves e dos mamíferos). ... Quando os répteis sentem-se muito aquecidos, geralmente procuram locais de sombra. Com esse comportamento mantêm a temperatura do corpo praticamente constante, em torno dos 37ºC.
Resposta: A vantagem da circulacao dupla e completa é que ela garante uma eficiente oxigenacao dos tecidos, contribuindo para o alto metabolismo celular das aves e dos mamiferos. Por isso, é considerada uma das condicoes necessarias para o surgimento da homeotermia.
O grupo de vertebrados que tem estrutura normal com comunicação interventricular são os répteis.
Segundo esses autores, em condições normais, o sangue presente no ventrículo direito dos crocodilianos passa praticamente todo para o tronco pulmonar, sendo que o forame de Panizza faz com que o sangue proveniente do ventrículo esquerdo atinja a artéria aorta esquerda.
Répteis: coração apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos), no entanto, em algumas espécies, o ventrículo é parcialmente dividido; Aves: coração apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos); Mamíferos: coração apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos).
O coração dos répteis é constituído ppr dois átrios e um ventrículo, este responsavel pela mistura de sangue. Diferente dos anfíbios, este órgão apresenta o chamado Septo de Sabatier, no onde há uma separação no ventrículo.
Crocodilianos possuem dois ventrículos separados, mas nos outros répteis, os ventrículos não estão completamente separados. ... Mesmo assim, o sangue arterial e o venoso não se misturam e todos os répteis possuem dupla circulação.
Os répteis são animais que apresentam exclusivamente respiração pulmonar. Até mesmo as tartarugas marinhas, que ficam grande parte de sua vida no ambiente aquático, apresentam esse tipo de respiração, tendo que subir à superfície para conseguirem respirar.
Além disso, possuem um sistema nervoso constituído por encéfalo e nervos que saem da medula espinhal. Apresentam um sistema sensorial com grandes adaptações, como os órgãos de Jacobson, que possuem função olfativa, e as fossetas loreais, que conseguem captar o calor, ajudando, assim, na localização das presas.
No que diz respeito ao sistema circulatório dos peixes, a circulação é simples e completa, ou seja, o sangue passa uma única vez pelo coração para completar o ciclo e não há mistura de sangue venoso com arterial. ... Nos peixes cartilaginosos, a fecundação é interna, e nos peixes ósseos, ela é externa.
O sistema reprodutor é composto pelas gônadas (testículos e ovários) e pelos ductos por onde passam os gametas. As gônadas são formadas após o nascimento dos peixes e têm a mesma origem celular.
Possuem esqueleto ósseo como os outros vertebrados, boca com mandíbula articulada, nadadeiras pares e ímpares. Possuem bexiga natatória e retiram o oxigênio da água através de arcos branquiais ósseos que ficam de cada lado do corpo, cobertos pela guelra.