Veja o passo a passo de como costuma ser feita uma titulação ácido-base em laboratório:
bureta
Para que se tenha uma titulação ideal o ponto de equivalência teórico e prático devem ser correspondentes, caso haja discrepância é chamado de erro de titulação, podendo este ser erro sistemático ou aleatório.
A titulometria, ou titulação, é um método de análise quantitativa que determina a concentração de uma solução. Dosar uma solução é determinar a sua quantidade por intermédio de outra solução de concentração conhecida. Essa é uma operação feita em laboratório e pode ser realizada de várias maneiras.
Os agentes mascarantes são substâncias que não têm efeitos dopantes, mas que são usadas para dissimular o consumo de produtos manipulam de forma significativa o desempenho desporto, como os anabolizantes ou a dopagem sanguínea.
O EDTA combina-se com íons metálicos na proporção de 1:1 não importando a carga do cátion, formando quelatos suficientemente estáveis para serem aplicados em titulações. O EDTA forma quelatos com todos os cátions, exceto os metais alcalinos.
Para evitar que o pH baixe devido à liberação de H+ do EDTA durante a titulação, o meio deve ser tamponado. Os tampões podem, inclusive, agir como ligantes auxiliares, formando complexos com o metal, evitando a precipitação de hidróxidos insolúveis.
Esse controle tem cinco fases: seleção dos atletas, notificação do esportistas, coleta de amostras, análise e gestão dos resultados.
Um atleta flagrado pelo exame antidoping tem o direito de tentar se explicar, mas, se for comprovado o doping, ele é punido conforme a substância utilizada. A penalidade mais comum é a suspensão, que pode variar de três meses a dois anos. Em caso de reincidência, o competidor pode até ser excluído por toda a vida.
Qualquer atleta filiado a uma Confederação Brasileira pode ser submetido ao Controle de Dopagem. Quando você for selecionado para o Controle de Dopagem, você será notificado por um Agente de Controle de Dopagem para fazer o teste, que se identificará e passará a acompanhá-lo até que você forneça a amostra para exame.
Explicação: Misteriosamente o nosso corpo consegue detectar tudo o que é bom e tudo o que é ruim,sendo assim tudo o que é ruim é eliminado do nosso corpo.Se um atleta realizar o exame antidoping,como as substâncias prejudiciais foram excretadas,ou seja,estão na urina,será detectado uma anormalidade.