Oficio é uma carta formal destinada a alguma autoridade pública, empresa ou mesmo pessoa física, para solicitar, reivindicar ou comunicar algo. Seu texto deve ser escrito de maneira formal e conter argumentos coerentes e consistentes, de forma a justificar o pedido.
Assim, podemos indicar que a estrutura básica do memorando se compõe de:
Assunto: parte importante do memorando que vem destacado o tema que será abordado. Corpo de Texto: o conteúdo da mensagem que será enviada. Despedida: expressões formais de despedida: atenciosamente, cumprimentos, grato pela compreensão. Assinatura: o remetente assina no final do memorando.
O memorando, como vimos, deve ser um documento objetivo e, em sua elaboração, costumam ser inseridos os seguintes itens:
Os documentos devem ser numerados em ordem cronológica crescente. A cada ano, inicia-se uma nova contagem, a partir do número 001. Nas comunicações oficiais devem constar o nome e o cargo da autoridade que as expede. Deve-se colocar o nome completo do signatário em caixa alta, negrito e alinhamento centralizado.
Compor ou elaborar por escrito de modo organizado e metódico; 3. Escrever para posteriormente publicar; ser redator de algum escrito.
Após concluir o texto, o fecho deve ser bem sucinto ( a sugestão é encerrar com “Atenciosamente”) e ser seguido de 3 espaços duplos. No fim do documento deve constar a assinatura do remetente , acima do nome, do cargo ou função desempenhada.
Como Fazer um Requerimento
Entre no site da junta comercial do seu estado e baixe o programa ou arquivo do requerimento. O nome geralmente é Requerimento de Empresário. É possível também fazer o preenchimento diretamente em uma unidade de atendimento da junta comercial.
A fonte precisa ser Arial ou Times New Roman; Iniciar o parágrafo com recuo de 1,5 cm; O espaçamentos entrelinhas também precisam ter 1,5 cm.