Mais do que tudo, a Modernidade é fruto da construção do pensamento humano em relação aos fatos que se desenrolaram no decorrer da História. A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo.
Introdução A palavra “modernidade” guarda sentidos diferentes ao falarmos de arte e literatura, filosofia ou história. ... Na literatura, consideramos modernidade o momento que muitos artistas criam seus textos literários procurando romper com toda a tradição anterior, ansiando por uma arte sem heranças do passado.
Na modernidade líquida, o indivíduo é que moldará a sociedade à sua personalidade. Primeiro, sem os parâmetros da modernidade sólida, o indivíduo será definido pelo seu estilo de vida, por aquilo que ele consome e o modo que consome. Segundo, na modernidade líquida, há sempre movimentação.
Traçando o que é amor líquido Existe um paralelo entre a velocidade das mudanças e a estabilidade das relações. No amor líquido, já não se encontra mais o hábito de consertar as coisas que se deterioram. Isso acontece pela recente necessidade de acompanhar sempre o ritmo enlouquecido dos acontecimentos.
O significado da palavra “sólido”, quando empregada em relacionamentos, tem sentido de inabalável ou estável. ... Assim, diz-se que um casamento é sólido quando ambos os cônjuges se dedicam a encarnar o amor no cotidiano, transformando dificuldades em elos que os unam ainda mais.
Bauman (2009) afirma que a educação e a aprendizagem, para serem úteis no ambiente líquido-moderno, devem ser contínuas e durar toda a vida, sendo impensáveis de qualquer outro modo que não seja aquele contínuo e perpetuamente incompleto.
O termo educação terciária indica, assim, uma importante mudança de orientação no atendimento da demanda. No lugar de uma hierarquia rígida de cursos, currículos e instituições, tem-se a opção de aprendizagem mais branda, flexível, transparente e interconectada.