A taxa de performance funciona como uma espécie de recompensa. Ela é cobrada quando a gestão do fundo supera seu índice de referência, que pode ser o Ibovespa, o CDI ou qualquer outro definido na documentação do fundo.
Taxa de Performance Tem o objetivo de remunerar uma boa gestão. A taxa de performance é cobrada do cotista somente quando a rentabilidade do Fundo superar a de seu indicador de referência (benchmark). Esta cobrança é realizada apenas sobre a rentabilidade que ultrapassar o benchmark, e se a rentabilidade for positiva.
Um fundo que tem o índice IBOVESPA como referência para seu Benchmark, logicamente não pode cobrar performance do que exceder 100% CDI. Em alguns casos, quando os fundos são mais agressivos, não é incomum um fundo ter como objetivo superar mais que os 100% de seu incide de referência.
A taxa de performance é um percentual cobrado pelo gestor do fundo quando os investimentos superam a expectativa de rentabilidade do índice de referência de mercado ao qual está correlacionado, chamado de benchmark.
É vedada a cobrança de taxa de performance: quando o valor da quota do fundo for inferior ao seu valor por ocasião da última cobrança efetuada; nos fundos de curto prazo, referenciados e de renda fixa, salvo quando se tratar de fundo destinado a investidor qualificado.