As práticas pedagógicas incluem desde o planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem até a caminhada no meio de processos que ocorrem para além da aprendizagem, de forma a garantir o ensino de conteúdos e atividades que são considerados fundamentais para aquele estágio de formação do aluno, ...
A aprendizagem compartilhada envolve a estimulação dos processos de ensino em pares, nos quais os alunos têm a oportunidade de ensinar algo aos colegas. Esse tipo de prática pedagógica favorece a construção de um ambiente mais acolhedor e colaborativo, onde ocorre troca de experiências, conhecimentos e interação.
O que fazer para melhorar a prática pedagógica?
Por que falar de práticas pedagógicas inovadoras? ... Estudadas de forma ampla pela equipe, as práticas pedagógicas consistem nas experiências de aprendizagem que os professores preparam para desenvolver as competências e as habilidades de cada componente curricular com os alunos.
Trata-se de edificar práticas educativas em que a discriminação e a injustiça estejam constantemente sob análise “em todo o trabalho escolar, todos os dias, em todas as tarefas académicas e em todos os recursos didácticos” (p.
A Didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como objetivo ensinar métodos e técnicas que possibilitem a aprendizagem do aluno por parte do professor ou instrutor. Os elementos da ação didática são: o professor. o aluno.
“A Didática é muito importante para a formação não só para Educação Física, mas para qualquer tipo de profissional da educação, pois é com a Didática que se aprende a como lidar com diversas situações dentro de uma sala de aula” (Participante 14).
A Didática Específica, aqui abordada como Didática da Educação Física, analisa a função e os objetivos de cada disciplina, orientando a dosagem da matéria a ser transmitida ao aluno e sua distribuição pelas fases e graus de ensino, sendo assim, ela se resulta imprescindível para o professor que se ocupa de determinada ...
A didática é o eixo da formação profissional do professor, uma vez que por meio dela o professor pode gerar o ensino e aprendizagem com qualidade, a fim de garantir a educação inclusiva.
A Didática, como disciplina pedagógica certamente contribuirá para a formação docente ao superar a transmissão de conteúdos de forma mecânica, trabalhando seu objeto, o ensino em sua relação com a aprendizagem, considerando sua contextualização e multidimensionalidade, preparando assim o professor para uma atuação ...
Na formação didática, o professor é capacitado a planejar e executar seu ensino de forma a contribuir para que a aprendizagem ocorra de forma efetiva e perene em seus alunos. O processo de formação dos professores costuma ser pautado, em sua grande maioria, pelo foco extremamente direcionado à formação técnica.
A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.
Desta forma, a didática pode nos ajudar a sermos professores competentes na medida em que, através de sua aplicação, passamos a valorizar os aspectos individuais de cada aluno e as características peculiares do grupo onde este está inserido, agindo de forma a abolir, ou pelo menos minimizar, as aulas “prontas”, ...