As manifestações literárias do período colonial se prendiam à descrição da terra e e dos índios, ou a textos de caráter religioso escritos pelos jesuítas. Contudo, o Brasil ainda não era uma nação, não possuía uma identidade, era apenas uma colônia de exploração da metrópole, Portugal.
Questão 09) É exemplo de literatura de informação praticada no Brasil da era colonial o seguinte trecho: a) A Poesia, este aroma d'alma, deve de contínuo subir ao Senhor; som acorde da inteligência, deve santificar as virtudes e amaldiçoar os vícios.
A visão do homem europeu sobre o Brasil é a marca do Quinhentismo, um movimento literário que teve início em 1500. Isso porque foi no século XVI que os portugueses encontraram o território além-mar. No contexto das grandes navegações, o intuito principal era conquistar territórios e os tornar colônias de Portugal.
A Literatura de Catequese, também chamada de Literatura dos Jesuítas, representou uma categoria de textos elaborados durante o movimento literário quinhentista. Essa categoria literária de caráter religioso, foi considerada uma das primeiras manifestações literárias no Brasil, explorada sobretudo, pelos jesuítas.
Gregório de Matos foi um dos mais conhecidos poetas da literatura feita durante o século XVII, período da cultura colonial brasileira. É também a grande expressão do movimento barroco no Brasil e o patrono da cadeira número 16 da Academia Brasileira de Letras.