Os osteomas são os tumores benignos mais freqüentes dos seios paranasais, apresentam crescimento lento e são em sua maioria assintomáticos. O tratamento cirúrgico destes tumores, ainda, é um tema controverso no que tange suas indicações e a escolha da abordagem cirúrgica.
Osteoma de meato acústico externo corresponde a um crescimento ósseo anormal e benigno, que se desenvolve abaixo da pele do conduto e pode causar obstrução total ou parcial do meato acústico externo.
Osteomielite é o nome que se dá à infecção no osso causada por bactérias, micobactérias ou fungos. Na grande maioria dos casos, o agente patogênico é o Staphylococcus aureus, bactéria que pode formar colônias na pele e instalar-se nas fossas nasais de pessoas saudáveis, sem causar danos ao hospedeiro.
Antimicrobianos utilizados para o tratamento de osteomielite a partir da identificação do agente infeccioso. Importante observar que os únicos antimicrobianos utilizados por via oral são as quinolonas, que no entanto são indicados somente para casos de infecção por germes Gram negativos (incluindo Pseudomonas).
Infecção dos ossos Na maioria dos casos, o tratamento para infecção no osso é feito com a pessoa em internamento para que receba antibióticos diretamente na veia e seja possível combater a infecção.