A função do ouvido médio é transferir eficientemente a energia sonora do ar para o líquido contido dentro da cóclea.
As vibrações do tímpano avisam a dois ossos da cavidade timpânica (martelo e bigorna) que existe um som e estes, então, acionam outro osso (o estribo) que repassa essa informação ao ouvido interno. Ao passarem por cada um desses obstáculos, as ondas sonoras são amplificadas e chegam ao caracol do ouvido.
externa é composta pelo pavilhão da orelha e o meato acústico externo. média é composta pelo martelo, bigorna e estribo (ossículos). interna é composta pela cóclea ou caracol, pelo vestíbulo e pelos canais semicirculares.
O ouvido externo é composto pelo pavilhão auricular e pelo canal auditivo, e tem como função captar as ondas sonoras e enviá-las à membrana timpânica. É no canal auditivo que é produzida a cera de ouvido, com funções essenciais para a nossa saúde.
O conduto auditivo externo, é o canal constituído de osso e cartilagem que começa na parte externa da orelha e vai até a membrana do tímpano. Sua função é direcionar e amplificar as ondas sonoras que chegam até o ouvido.
Pavilhão da orelha Também chamado de pina, é formado por uma lâmina de cartilagem elástica de formato irregular, recoberta por uma fina camada de pele.
A orelha externa é constituída de pavilhão auricular, conduto auditivo externo e a face externa da membrana do tímpano.
O tímpano, estrutura responsável por repassar vibrações ao canal auditivo, está localizado na orelha média. A orelha externa capta os sons do ambiente e direciona as ondas vibratórias para o tímpano, que vibra e movimenta três ossículos localizados na orelha média, que são: a) cóclea, martelo e estribo.
O tímpano perfurado, quando não é corretamente tratado, pode causar complicações, como Perda de Audição, Otites, Colesteatoma e até mesmo o aparecimento de Cistos no ouvido médio. Buscar ajuda profissional assim que os sintomas aparecerem garantirão que sua saúde auditiva continue em dia e sem complicações.
Em condições normais, a ruptura do tímpano cicatriza espontaneamente, desaparecendo os problemas em uma ou duas semanas, e a audição normal é recuperada no prazo de um mês. Contudo, a evolução varia de caso para caso, sobretudo em função da causa.
A timpanoplastia é feita sob anestesia, que pode ser local ou geral de acordo com a extensão da perfuração, e consiste na reconstrução da membrana timpânica, sendo necessário para isso o uso de um enxerto, que pode ser a partir de uma membrana que recobre um músculo ou cartilagem da orelha que são obtidos durante o ...
Acompanhe a leitura e saiba o que fazer para manter os seus ouvidos saudáveis por muitos anos!
A presença de objetos no ouvido, como por exemplo botões, pequenos brinquedos ou alimentos, é mais comum em bebês, sendo normalmente acidental. A presença de corpos estranhos no ouvido leva à inflamação, havendo dor, coceira e liberação de secreção no ouvido.
Ouvidos entupidos por cera? Desentupa-os rapidamente com este eficaz remédio caseiro!
Pingar as gotas prescritas pelo médico; Tapar o ouvido com um pedacinho de algodão, para manter o medicamento dentro do ouvido, sem escorrer para fora; Manter-se com a cabeça de lado, durante pelo menos 5 minutos, para que o medicamento seja absorvido.