crossorigin="anonymous">
O gás natural é um combustível que apresenta uma série de vantagens, tais como:
Desvantagens do Gás Natural: - Apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão. - Por ser mais leve que o ar tende a se acumular nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados. - Por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável, portanto, finita.
Vantagens e desvantagens do uso de combustíveis fósseis
Nos últimos meses, cientistas do governo britânico afirmaram após estudos que os biocombustíveis podem trazer mais danos que benefícios. Segundo pesquisadores do país, ao invés de proteger o meio ambiente, a produção da bioenergia pode levar a destruição de florestas, pontos-chave da luta contra o aquecimento global.
São eles: o petróleo, carvão mineral, xisto, betume e gás natural. A queima de combustíveis fósseis libera diversos gases nocivos que influenciam no aumento do efeito estufa e do aquecimento global. Como consequência temos a poluição do meio ambiente bem como as mudanças climáticas.
Confira 6 impactos ambientais causados pelas fontes de energia
Combustíveis fósseis - petróleo, carvão e gás natural O petróleo e seus derivados geralmente estão entre os combustíveis poluentes mais utilizados.
Petróleo - Uma fonte de energia que precisa que ocorra uma queima, liberando assim muitos gazes que agridem fortemente o meio ambiente. Gás natural - Utilizada em termoelétricas, libera também muitos gazes tóxicos em sua queima, sendo eles prejudiciais ao meio ambiente. Energia solar - Utiliza a luz proveniente do sol.
As fontes de energia limpa são qualquer matéria-prima que não emite poluentes na atmosfera e gera um mínimo impacto ambiental, portanto, não apresenta fatores prejudiciais à natureza, como a energia hídrica, solar, eólica, geotérmica, maremotriz e de biomassa.
O aproveitamento dos raios solares para a geração de energia é uma das formas menos nocivas ao meio ambiente. Geralmente quando se fala em energia solar, vem à mente as placas que captam os raios do sol para transformá-los em energia elétrica.
A energia solar e a energia eólica são consideradas as fontes de energia mais baratas do mundo, segundo a Lazard, pois são provenientes de fontes gratuitas e inesgotáveis, além de terem seus custos diminuindo cada vez mais com o avanço da tecnologia.
As principais fontes de biomassa são de cultivo agrícola e de origem vegetal. Um exemplo agrícola é o bagaço da cana-de-açúcar, que após gerar o etanol ainda pode ser aproveitado para gerar energia.
Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.
A energia sustentável é a energia obtida a partir de recursos inesgotáveis e, por definição, é a energia que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Exemplos de energia sustentável são a energia solar, eólica e hídrica.
O sol é a fonte energética sustentável mais segura e abundante disponível ao homem. Ela se manifesta de duas formas: luz e calor. Enquanto o calor é utilizado para aquecimento da água através dos sistemas solares térmicos, a sua luz é cada vez mais utilizada para geração elétrica.