Outra vantagem de reciclar estes tipos de plásticos está no preço. Segundo Froes, compra-se hoje o polietileno por 50 centavos o quilo e vende-se o material já reciclado, granulado, por até 2,20 reais o quilo. O PET, ao contrário, é mais caro para comprar (65 centavos o quilo) e mais barato para vender (1,70 real).
Tipos e características dos plásticos recicláveis
Não é à toa que o mercado das cooperativas de catadores e empresas que realizam coleta seletiva vem crescendo tanto. Elas são responsáveis por reunir grandes volumes de materiais recicláveis e vendê-los aos aparistas ou diretamente às empresas recicladoras.
Plástico (Vermelho) Itens: garrafas, embalagens de produtos de limpeza; potes de cremes e xampus; tubos e canos; brinquedos; sacos, sacolas e saquinhos de leite; papéis plastificados, metalizados ou parafinados, como embalagens de biscoito.
O que recicla - Papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel cartão, cartolinas, embalagens longa-vida, listas telefônicas, livros.
Materiais como: papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel, cabos de panela e tomadas, clipes, grampos, esponjas de aço, canos, espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana, pilhas e baterias de celular.
A maior parte dos resíduos metálicos pode ser reciclada, como as latas de alumínio e aço, arames, tampinhas de garrafas, panelas, fios, pregos, tubos e canos, janelas, portas, portões, embalagens metálicas e muitos outros.
PRETO: madeira LARANJA: resíduos perigosos BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde ROXO: resíduos radioativos MARROM: resíduos orgânicos CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.