Substância Amorfa: formada principalmente por água, polissacarídeos e proteínas. Pode assumir consistência rígida, como, por exemplo, no tecido ósseo; e mais líquida, como é o caso do plasma sanguíneo. ... Reticulares → fibras com reduzida espessura, formada pela proteína chamada reticulina, análoga ao colágeno.
Os tecidos conjuntivos podem ser:
Os Tecidos Conjuntivos são aqueles cuja função principal é proteger, sustentar, unir e ligar os outros tecidos do corpo. ... Desse modo, podemos afirmar que fazem parte dos tecidos conjuntivos o tecido ósseo, tecido adiposo, tecido cartilaginoso e tecido sanguíneo, exceto o tecido muscular.
Os tecidos conjuntivos especializados são o tecido cartilagíneo e o tecido ósseo. O tecido cartilagíneo ou cartilagem é um tecido conjuntivo muito resistente às trações. A sua matriz é sólida, mas séctil.
É importante notar que o tecido cartilaginoso, assim como estudado anteriormente sobre o tecido epitelial, não apresenta vasos sanguíneos (tecido avascular). Desta forma, sua nutrição depende do tecido conjuntivo propriamente dito adjacente que forma uma camada envoltória denominada pericôndrio.
É mais resistente, devido à abundância de fibras, que podem ser colágenas, elásticas (presentes nos grandes vasos sanguíneos) ou reticulares. Está presente nos tendões e ligamentos, e é pobre em células.
Os principais tecidos humanos são o tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. O organismo humano é formado por vários tipos de tecido, os quais podem ser reunidos em quatro grandes grupos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.