Vale a pena saber
1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Isso porque suas substâncias não se dissolvem na água e, quando despejadas nos cursos d' água, causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies. Em contato com o solo, há contaminação e mais sujeira.
Muita gente não sabe, porém, o que fazer com o óleo usado para preparar essas delícias. O resultado é que, na maioria das vezes, esse óleo é jogado na pia, no ralo ou mesmo no lixo comum. O despejo indevido de óleo na rede de esgoto ou nos lixões contamina água, solo e facilita a ocorrência de enchentes.
Dados da Sabesp revelam que 1 litro de óleo pode prejudicar até 25 mil de litros de água. Para eliminar os efeitos do descarte incorreto, o óleo de cozinha deve ser armazenado em um recipiente com tampa, como uma garrafa PET ou uma embalagem de vidro, para somente depois ser destinado à coleta seletiva.
A melhor maneira de armazenar o óleo usado em frituras é em garrafas PET. Para facilitar a entrada do óleo na garrafa é recomendado utilizar um funil. Se necessário, peneire o líquido para evitar o excesso de detritos de fritura.
Resposta. algumas pessoas jogam pelo ralo, outras junta para fazer sabão...
É possível que o óleo siga por dois caminhos distintos: para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), para um rio ou mesmo o mar. Para chegar a uma ETE, é preciso que o óleo misturado com água e outros resíduos passe por uma rede coletora - nesta passagem é que o óleo obstrui o fluxo de esgoto que iria para a ETE.
E não é apenas o óleo usado em frituras que deve ter o descarte correto. A gordura das carnes - aquela que sobra no fundo das assadeiras, por exemplo - também entra na lista. Assim como a gordura comum, ela deve ser recolhida e encaminhada para postos de coleta e depois à reciclagem.
✅Quando precisamos armazenar óleo de cozinha usado, devemos optar por garrafas PET e fechá-las bem, evitando que animais sejam atraídos pelo odor. ❌Se possível, não utilize potes ou garrafas de vidro!
Armazene o óleo em uma garrafa de vidro escuro e com uma tampa firme. Se ele vier em um recipiente de vidro transparente, por exemplo, use um funil para transferir o conteúdo e não derramar. A luz do sol degrada a qualidade do óleo e usar garrafas de tons mais escuros, como azul e verde, evita que isso aconteça.
Azeite – Não há necessidade alguma de armazenar óleo ou azeite na geladeira. O frio vai deixá-los com uma consistência espessa e pode alterar o sabor original deles. Além disso, o azeite também absorve o cheiro de outros alimentos ao seu redor, o que não é nada legal.
Mesmo que você utilize uma pequena quantidade de óleo de cozinha, é importante armazenar na garrafa PET, e não descartá-lo na pia, ralo ou bueiro.
As embalagens de plástico apresentaram maior efetividade na preservação do conteúdo de óleo dos grãos de soja, sendo levemente superior aos dos grãos armazenados em sacos de papel.
Nossa principal dica é mantê-lo na geladeira para garantir o frescor do produto. O Óleo de Coco Virgem, da Inoar, pode ser refrigerado até o fim do prazo de sua validade. É importante lembrar também que a exposição aos raios solares, embora o óleo seja um produto muito resistente, pode prejudicar a eficácia.
Avaliação da qualidade de óleos de soja, canola, milho e girassol durante o armazenamento. Resumo: No Brasil o prazo de validade de óleos vegetais é determinado pelas indústrias produtoras que estabelecem prazos que variam entre 6 meses e 1 ano.
Depois de analisar o óleo usado por restaurantes do tipo self-service, ele concluiu que para manter a qualidade o produto deve ser trocado no máximo a cada seis dias. “Até o sexto dia de fritura no óleo, este óleo está em boas condições de fritura.
Primeiro motivo - e mais óbvio - é que ninguém vai comprar óleo vegetal vencido por motivos de saúde e perigo de contaminação. O segundo é que o descarte deste material não pode ser feito de qualquer forma.
Se tem a data de validade, ela tem que ser cumprida. Nenhum produto vem informando que pode ser consumido depois de vencido. ... O produto tem que ser usado dentro prazo de validade”, fala o vereador.
Quando o óleo está vencido no motor ele tem forte impacto no bom desempenho do veículo. Sobretudo, porque ele tem função lubrificante, e por isso, é capaz de reduzir o atrito e evitar problemas de desgastes excessivos. Portanto, rodar com óleo fora da validade é extremamente prejudicial.
A destinação de oleo vencidos, para ser correta, precisa ser executada por empresa especializada em coleta e tratamento de óleo. Esse tipo de empresa recolhe o óleo e realiza processos de tratamento e decantação, para evitar que o material seja dispensado no meio ambiente.
A maioria dos óleos vegetais, se não forem abertos, têm validade de aproximadamente um ano. Uma vez aberto, o óleo vegetal pode ser usado com segurança dentro de quatro a seis meses.
Produtos vencidos fazem mal para a pele e para o cabelo? Podem fazer muito mal, sim. Usar cosméticos fora do prazo de validade não só faz com que o produto não garanta mais o mesmo efeito, como também abre precedentes para que ele piore a situação para o qual foi desenvolvido.
Se optar pela reutilização, não faça isso mais do que três vezes. Quanto mais escuro o óleo fica, mais prejudicial ao organismo. A composição química muda completamente, mais bolhas de ar se formam e sua estrutura torna-se cada vez mais inflamatória e oxidativa.
Quanto mais o óleo é utilizado mais ele vai se degradando, ficando com uma cor mais escura, chegando até uma coloração negra. Quando o óleo está novo apresenta uma coloração clara, cor de mel. Na verificação do óleo, se for observada a coloração escura, é sinal de que está na hora de trocá-lo.