Atualmente é a maior ponte estaiada do Brasil, com 3,6 quilômetros de extensão sobre o maior rio de água negra do mundo. Foi aberta para o tráfego de veículos em 2011 e batizada como Ponte Rio Negro durante a inauguração.
102011
A Akashi-Kaikyo conquistou três recordes: o de vão mais extenso, o de ponte mais alta e o de ponte mais cara (4,3 bilhões de dólares).
As obras tiveram início em janeiro de 1969. Uma estrutura de aço apoia a de concreto e asfalto da Rio-Niterói. Os engenheiros responsáveis pelo projeto da ponte de concreto foram Antônio Alves de Noronha Filho e Benjamin Ernani Diaz. O da ponte de aço foi o norte-americano James Graham.
Cinco operários morreram durante a construção do vão central da ponte, devido à altura em relação ao nível do mar.
Há 45 anos, a ponte resolveu um problema crítico de quem precisava atravessar de carro para o outro lado e tinha que contornar pela baía. Desde o século XIX se pensava na construção da ponte. A obra demorou pouco mais de seis anos e foi entregue em 1974.
Os veículos de carga com três ou mais eixos poderão passar pela Ponte todos os dias, exceto entre as 4h e o meio-dia. Já em direção a Niterói, caminhões com dois eixos não terão restrições de horários, e aqueles com três ou mais eixos poderão passar todos os dias, fora do período compreendido entre meio-dia e 22h.
72 m
A maior ponte do mundo fica localizada na China. Ela foi inaugurada no dia 23 de outubro de 2018, 9 anos após o início da sua construção.
As 10 maiores pontes do Brasil
A segunda maior ponte de todo o mundo é um gigantesco viaduto que integra a linha férrea de alta velocidade Pequim-Xangai. A Grande Ponte de Tianjin liga as cidades de Langfang e Qingxian, no norte da China.
Com 8 km de extensão, a Ponte Fernando Henrique Cardoso ou Ponte Amizade e da Integração, foi construída entre 1998 e 2002 e é um dos principais cartões postais de Palmas.
3 km
Guaíra
3.
A ponte Maurício Joppert é uma ponte rodoviária sobre o rio Paraná, e tem 2.
1.
2.
A distância em linha reta entre Bataguassu (Mato Grosso do Sul) y Pres. Epitácio (São Paulo) é 29.