Resposta. As variações linguísticas dizem respeito a algumas variantes da língua. ... As reinvenções envolvem vários aspectos históricos, culturais, sociais e geográficos, estamos falando das variações linguísticas; no Brasil essas variações encontramos por exemplo a linguagem regional.
b) Por que Pascoal precisa estudar sobre variação linguística? para aprender que cada região tem um jeito diferente de se falar e que, por isso, não quer dizer que quem fala dessa forma esteja errado. porque ele não tem muito conhecimento, já que não aprendeu sobre variação linguística. ele tem o famoso preconceito.
Quando apontamos uma variação linguística como erro, cometemos o que chamados de Preconceito Linguístico. A língua é dinâmica e está sujeita a inúmeras variações. ... Ao apontarmos essas alterações como erro, estamos cometendo o que chamamos de “preconceito linguístico”.
Por que eu preciso respeitar quem não segue a norma-padrão? ... Porque não existe erro de português, existem diferenças de uso ou alternativas de uso em relação à norma-padrão; Porque nem todas as pessoas têm acesso ao ensino da norma-padrão.
Preconceito Linguístico: o que é, como se faz Segundo ele não existe uma forma “certa” ou “errada” dos usos da língua e que o preconceito linguístico, gerado pela ideia de que existe uma única língua correta (baseada na gramática normativa), colabora com a prática da exclusão social.
O preconceito linguistico ocorre quando um falante utiliza-se do saber educacional de uma gramática culta para se sentir superior a outro falante que não fala de acordo com estas normas.