O tato é o sentido responsável pela percepção do toque, estando relacionado, portanto, com a forma como sentimos o mundo em nossa volta. Diferentemente dos outros sentidos, ele não ocorre em uma região específica, sendo possível a percepção tátil por todo nosso corpo.
Os humanos possuem cinco sentidos tradicionalmente conhecidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. São eles que permitem a captação de imagens, sons, sabores, odores e toques, garantindo uma percepção de todo o ambiente, o que nos possibilita meios para sobreviver ao ambiente.
Eles são os chamados receptores táteis: Corpúsculo de Pacini - percepção da pressão; ... Corpúsculo de Ruffini - percepção do calor; Terminações nervosas livres (nociceptores) - terminações nervosas sensíveis aos estímulos mecânicos, térmicos e especialmente aos dolorosos.
Os corpúsculos de Paccini são encontrados nas regiões mais profundas da pele e são responsáveis por detectar vibrações, pressões fortes ou movimentos rápidos do tecido. Outra estrutura mecanoceptora responsável pelo tato são os corpúsculos de Ruffini. Essas estruturas são estimuladas quando a pele é distendida.
pele
pele
Quedas, queimaduras, desequilíbrio, falta de capacidade para segurar em objetos são algumas das consequências da perda do tato. Existem nervos na pele que não reagem apenas a um estímulo mecânico a que chamamos toque.
Muitas vezes, quando temos dormência, falta de tato ou fraqueza no dedo, na mão ou no pulso, pode ser devido a tarefas diárias ou repetitivas que sobrecarregam ou imobilizam essa área em particular....Dormência e fraqueza nos pés ou dedos dos pés
Conheça as principais doenças e distúrbios que afetam nossa visão, seus sintomas e tratamentos
Veja abaixo algumas das doenças tratadas pelo hospital:
10 doenças nos olhos mais comuns que você deve conhecer
Quais os principais tipos de problemas nos olhos?
Esta também é uma doença neurodegenerativa, crônica e progressiva, que normalmente afeta pessoas com idade avançada. É decorrente da perda de neurônios do sistema nervoso central (SNC) em uma área específica do cérebro, levando à redução de dopamina, com conseqüente alteração dos movimentos não voluntários.
Formas mais comuns de Demência
Essas lesões podem ter várias causas como: herança genética, uso excessivo de álcool e drogas, traumas e até mesmo outras doenças do sistema nervoso. É importante frisar que nem toda convulsão significa que o paciente é portador de epilepsia, porém esse é um dos sintomas mais comuns do distúrbio.
Mudanças no Sistema Nervoso Central
Durante uma situação estressante, o indivíduo tem uma ativação mais intensa do seu Sistema Nervoso Autônomo Simpático. Essa área, além de ser responsável pelas mudanças corporais iniciais (taquicardia, peristaltismo do esôfago, contração de vasos sanguíneos etc), também afeta a fisiologia do cérebro.
7 Calmantes naturais para Ansiedade, Insônia e Nervosismo