“Os medicamentos de uso veterinário mais usados para tratar um cachorro com dor de ouvido são: fungicidas, acaricidas e antibióticos de uso tópico, ou seja, para pingar diretamente no ouvido do pet. Eles servem respectivamente para diminuir a população de fungos, ácaros e bactérias”, diz a Dra. Juliana.
Solução indicada para tratamento de otites em cães e gatos. Otospan destina-se ao tratamento das otites externas, agudas ou crônicas dos animais, causadas ou complicadas por bactérias sensíveis à Polimixina B e a Neomicina.
O processo de lavagem se dá por um aparelho especial que injeta água e produtos especiais dentro do ouvido do animal, forçando uma reação e sugando todo o conteúdo seja ele: líquido, cera, secreção, crostas dentre outros. A lavagem também é recomendada em casos de acúmulo de cera na parte interna do ouvido.
Confira a seguir o nosso passo a passo!
O melhor meio de remover é agarrá-lo firmemente no nível da pele com uma pinça e puxá-lo de uma só vez com uma pressão suave e forte. Fique sempre atento aos primeiros sinais de alerta de uma infecção de ouvido, que não é um problema tão incomum nos cães.
As especialistas deram a dica para tirar a água do ouvido: dê pulinhos com a cabeça virada. Se a água não sair, pode pingar gotinhas de álcool 70%. O álcool evapora rápido, então a sensação é instantânea. Esse procedimento não é indicado para quem tem tímpano perfurado.
As principais causas da otite canina são a presença de organismos ou corpos estranhos na orelha do seu pet. A maioria dos cães vai ter a orelha externa afetada por bactérias, fungos, vírus, alergias, acúmulo de cera, entre outros.
O ideal é usar um sabão antisséptico; Em seguida, molhe um pedaço de algodão, gaze ou cotonete com soro fisiológico; Passe o material umedecido em volta da perfuração, também passando pela joia; Deixe o local secar.
Com uma seringa esterilizada, aplique suavemente soro fisiológico no ouvido afetado. A eficácia desse método será maior se você colocar amolecedor de cera 15 ou 30 minutos antes de usar a seringa. Para evitar tontura, morne a solução de modo que ela fique da mesma temperatura do seu corpo.
Como tirar cera do ouvido em casa
Sintomas
Lavagem: a lavagem de ouvido propriamente dita costuma ser feita com uma seringa especial que lança um jato de soro fisiológico morno no canal.
LIMPEZA DO OUVIDO - Farmácia Nifo.
O que fazer: Para limpar corretamente os ouvidos e, assim, prevenir infecções, pode-se passar o cantinho da toalha em toda a orelha após o banho ou pigar duas gotas de óleo de amêndoas dentro do ouvido, para amolecer a cera, e depois, com o auxílio de uma seringa, colocar um pouco de soro fisiológico também dentro do ...
Embora seja relativamente segura, a lavagem de ouvido deve ser evitada por pessoas com tímpano perfurado, infecção do ouvido, dor de ouvido intensa, diabetes ou que possuam algum tipo de doença que cause enfraquecimento do sistema imune.
O uso de Cerumin não está indicado em caso de infecção de ouvido, que gera sintomas como dor de ouvido, febre e mau cheiro na região, principalmente se estiver com pus.