Verdade! O refrigerante zero é muito conhecido por não conter açúcar, mas, em compensação, o sódio vem em quantidades muito maiores. O problema é que a presença exacerbada de sódio no sangue pode provocar hipertensão, problemas renais e retenção de líquidos.
Sim. Coca Cola zero (zero açúcar, zero calorias) e Coca Cola zero zero (zero açúcar, zero calorias, zero cafeína) são adequados para diabéticos. Ambos os produtos contêm edulcorantes em sua composição em substituição ao açúcar.
O refrigerante, mesmo na versão diet, é um dos piores alimentos para quem quer músculos. A presença de conservantes, açúcar e sódio em sua composição pode atrapalhar a hipertrofia e provocar o acúmulo de gordura.
O álcool se origina do açúcar, ou por destilação, ou por fermentação, e nesse processo de transformação existe o ganho de três calorias. Enquanto o açúcar fornece quatro calorias por grama, o álcool oferece sete. Então, o álcool faz engordar quase o dobro do que o próprio açúcar.
“No caso da bebida alcóolica, poderia inflamar estômago e intestino, promovendo o ganho de peso corporal através do famoso inchaço. Além disso, para quem quer ganhar massa, a bebida não é indicada, pois pode atrapalhar a metabolização de vitaminas e nutrientes no fígado”.
A escolha mais “segura” para quem está tentando perder peso são as versões destiladas, com vodka, gim, rum, whisky e tequila. Embora essas opções contenham uma quantidade maior de álcool, elas não possuem açúcares ou carboidratos, presentes nas bebidas fermentadas.
"A primeira hora após o exercício é o período mais crítico para a recuperação do corpo, então deve-se evitar completamente o consumo de álcool nessa janela e focar na reposição de eletrólitos, água e nutrientes", afirma John Mayer, psicólogo especializado no tratamento de abuso de álcool.
Confira as bebidas que hidratam o corpo após o treino
Resposta. O álcool, dentro do organimo humano, causa desidratação, por inivir o hormônio vasopressina (ADH). Dessa forma, após as atividades físicas, principalmente em dias quentes, o corpo já perde uma grande quantidade de água através do suor, para o controle da temperatura.
A associação entre álcool e atividade física pode causar:
Esse alimento contém altos níveis de melatonina, o hormônio que diz ao cérebro que é hora de ir para a cama. Metade dos voluntários relatou que cerveja os relaxa, mas os carboidratos que estão na bebida também têm reputação de fazer com que as pessoas fiquem sonolentas.