Luiz Caldas
Possuir axé significa ter respeito, origem, linhagem. É referência de tudo que permanece e se eterniza, é o que nos permite ser e estar neste mundo. Aliás, a visão de mundo preservada no candomblé pressupõe uma interpretação muito própria das leis que regem a vida e o universo.
Dentre as características do axé, pode-se citar: ritmo agitado, público pulando, batidas fortes, grande interação com o público e etc. O axé foi responsável por consagrar grandes nomes no mundo da música, dentre eles pode-se citar: Ivete Sangalo e Daniela Mercury.
O axé está completando 35 anos. Foi em 1985 que o baiano Luiz Caldas tomou conta das paradas de todo o país com um sucesso inesquecível e assim nasceu a axé music.
DEZ músicas fundamentais para a história do axé music
Ao “axé” foi acrescentada a palavra inglesa “music” pelo jornalista Hagamenon Brito, para formar um termo que designaria pejorativamente música dançante com aspirações internacionais.
O axé, ou axé music, é um gênero musical que surgiu no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador, misturando o ijexá, samba-reggae, frevo, reggae, merengue, forró, samba duro, ritmos do candomblé, pop rock, bem como outros ritmos afro-brasileiros e afro-latinos.
Conhecido como um forte gênero musical que surgiu na Bahia na década de 1980, o axé está diretamente ligado ao carnaval de Salvador e a alegria dessa que é uma das mais populares manifestações festivas do Brasil. O termo “axé” também tem significado religioso, no candomblé e na umbanda ele designa energia positiva.
Agradeço à ele por ter colocado em meu destino um pai de santo que para mim é incomparável e insubstituível. Você me ensinou a ter um olhar humilde para o mundo me ensinou que em tudo que acontece há uma lição para mim por isso eu devo. Me transmitiste todas com o decorrer desses anos.
Tanto na Umbanda quanto no Candomblé Oxossi é o Rei da floresta e dono da caça. Na Umbanda é o chefe dos Caboclos. Saudação no Candomblé: "Oke Aro!". Na Umbanda: "Okê Oxossi!"