Tipos de Propagação de Calor Condução Térmica: A energia calorífica é transmitida por meio de corpos sólidos que aquecem, seja pelo calor do fogo, ou pelo contato com outro mais quente. Assim, quando aquecemos um corpo sólido, a energia cinética aumenta e consequentemente, a agitação das moléculas.
Resposta: fogão, cafeteira, forno elétrico, microondas, capinha , secador de cabelos , aquecedor de temperatura,ferro elétrico, sanduicheira, torradeira ....
( ) O oxigênio e uma fonte de energia ( ) Para que o fogo se forme, basta juntar combustível, calor e oxigênio. ( ) Vapores de gasolina pegam fogo. ( ) O álcool é um líquido inflamável. ( ) faísca elétrica nunca provoca incêndio.
Apesar de vermos e sentirmos a chama, ela é só energia. O fogo pega na madeira, por exemplo, quando ela ultrapassa os 260 °C. Nessa temperatura, as moléculas da madeira se quebram em átomos, que se unem ao oxigênio do ar e formam moléculas de água. O nascimento do H2O aparece para nós em forma de chamas.
A prevenção e extinção de um incêndio envolvem a eliminação de um dos três fatores apresentados no triângulo do fogo: combustível, comburente e calor. Para que uma reação de combustão e um incêndio ocorram, são necessários três fatores: combustível, comburente e reação em cadeia.
Resposta: O fator que procura eliminar na primeira situação é; parar com o aumento do fogo, abafando-o; segunda; para não inflamar mais o incêndio; terceira; para não inflamar mais o incêndio.
Sua indicação principal é para incêndios de classe A e seu método principal de extinção das chamas é o resfriamento, ou seja, sua ação de retirada do calor da reação de combustão. A água também age, secundariamente, por abafamento.
É importante compreender que combater um incêndio florestal não é tarefa fácil. Exige treinamento e equipamentos de segurança. Por isso, a orientação no caso de incêndios florestais é sempre acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a Defesa Civil (.