Cinco dicas sobre como vacinar o gado
12x de R$ 27,27 mais juros no pagseguro.
Recomenda-se a vacinação aos três meses de idade, com reforço após quatro semanas e revacinação anual em dose única. É importante vacinar os animais em reprodução um mês antes do início da estação de monta.
No Brasil existem três tipos de vacinas que são obrigatórias para bovinos de corte. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) os produtores devem vacinar o gado contra as doenças da febre aftosa, raiva e brucelose.
Quais são as vacinações de rotina que devem ser feitas em gado de corte? A vacinação é obrigatória contra a aftosa de todo o rebanho em regiões onde existe o controle com vacinação, contra a brucelose nas fêmeas entre 3 meses e 8 meses e contra a raiva em áreas determinadas pelos órgãos de defesa sanitária animal.
No caso dos bovinos, são duas vacinas obrigatórias: Brucelose e Febre Aftosa. A primeira é uma doença infecciosa que causa aborto nos animais.
Vacina bivalente contra a febre aftosa.
Vacina contra Rinotraqueíte Infecciosa Bovina (IBR), Diarréia Viral Bovina (BVD) e Leptospirose Bovina.
O produtor precisa garantir que o animal receba o colostro, primeiro leite secretado pós-parto, considerado "a primeira vacina". Como a placenta não passa a imunidade, os anticorpos necessários são recebidos pelo colostro.
Recomenda-se que a cura de umbigo seja feita imediatamente após o nascimento da bezerra, imergindo o cordão umbilical até a sua base na tintura de iodo durante aproximadamente 30 segundos. A frequência mínima a ser adotada é de 2 vezes por dia, até o dia em que o umbigo seque e se desprenda do abdômen.
Bezerros recém-nascidos: 7 cuidados essenciais para diminuir a taxa de mortalidade
Logo após o nascimento deve-se observar o bezerro e, se necessário, fazer a remoção das membranas fetais, muco do nariz e boca. Nos casos de partos auxiliados, esses cuidados são ainda mais importantes, sendo necessário além da remoção das membranas fetais, secar e levar o bezerro para um local aquecido.
Os cuidados com o bezerro devem começar ainda na fase de gestação. A fase de maior crescimento do feto se dá nos últimos 3 meses de gestação. Assim, a vaca gestante e em lactação deve ser seca 60 dias antes da data prevista para o parto, para a recuperação da glândula mamária e a produção de colostro.
seis litros
No Prosa Rural desta semana, a pesquisadora da Emepa explica como o produtor pode fazer o colostro artificial. São necessários 700 mililitros de leite de vaca e um ovo sem casca, que deverão ser batidos bem no liquidificador. Em seguida, deve-se colocar o produto na mamadeira e oferecer às crias.
Esse produto é recomendado para utilização em bovinos (bezerras e bezerros), conforme a seguir: A partir do 7º dia de vida até o 9º dia, fazer uma mistura de 50% de leite de vaca e 50% de Leite em pó Real Milk já diluído em água morna e fornecer a mistura: 2 litros, 2 vezes ao dia (totalizando 4 litros ao dia).
12 dicas para aumentar a produção do leite materno
Tipos de criação de bezerros