A Extensão Universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição.
As vantagens da extensão são inúmeras: (i) conhecimento da realidade da comunidade em que a universidade está inserida; (ii) prestação de serviços e assistência à comunidade; (iii) fornecimento de subsídios para o aprimoramento curricular e criação de novos cursos; (iv) fornecimento de subsídios para o aprimoramento da ...
Projetos de extensão devem buscar solucionar problemas existentes, de interesse e necessidade da sociedade, ampliando a relação desta com a Universidade. Envolvem ações de conscientização, capacitação, difusão de informação, tecnologia e cultura, consultorias, emissão de laudos, entre outras.
Apresentar na justificativa se o projeto será desenvolvido de forma multidisciplinar ou interdisciplinar. Evidenciar as limitações na execução do plano, indicar possíveis impedimentos para atuação dos principais stakeholders, sejam eles de equipe, fornecedores ou clientes.
Elementos de um projeto de extensão
Ao elaborar um curso de extensão, deve-se considerar sua relevância para a comunidade externa do câmpus, isto é, a proposta deverá se fundamentar na análise da demanda e do arranjo produtivo local, aliada à qualificação acadêmica e profissional dos servidores e/ou alunos envolvidos.
No projeto de ensino, o professor é o elemento principal do processo de ensino aprendizagem. Nele, o professor determina o que pode ser ensinado e pesquisado com a intenção e função da promoção da aprendizagem.
5 dicas para avaliar uma Proposta Pedagógica