EQST

O Que Quer Dizer O Poema E Agora Jos?

O que quer dizer o poema E agora José?

O poemaJosé” de Carlos Drummond de Andrade foi publicado originalmente em 1942, na coletânea Poesias. Ilustra o sentimento de solidão e abandono do indivíduo na cidade grande, a sua falta de esperança e a sensação de que está perdido na vida, sem saber que caminho tomar.

Quem é José no poema E agora José?

Conforme a leitura do poema, entendemos que José é uma pessoa angustiada, que não tem para onde ir, isto porque, de acordo com o poema, Drummond escreveu o poema na época da Segunda Guerra Mundial, é um homem solitário e desamparado.

Qual o contexto histórico do poema José?

Contexto histórico: Segunda Guerra Mundial e Estado Novo O espírito da época transparece, conferindo preocupações políticas ao poema e expressando as inquietações cotidianas do povo brasileiro.

Por que o enunciador escolheu o nome José para o seu interlocutor no poema?

1 – Em sua opinião, por que o enunciador escolheu o nome José para o seu interlocutor no poema? ... Por se tratar do nome próprio mais comum no Brasil. Por isso, pode simbolizar o homem comum. 2 – Segundo o eu lírico, José teria possibilidades de mudar sua situação.

Por que a expressão e agora é usada insistentemente no poema?

Resposta. "Porque provocar um sentimento de dúvida, ao mesmo tempo em que traz lamentações a respeito de algo."

Quem é José Justifique sua resposta?

José é uma pessoa comum, talvez seja poeta, igual Carlos Drummond de Andrade. O personagem se encontra em um beco sem saída, que já não tem mais expectativas em sua vida. ... é uma produção bastante famosa do poeta brasileira Carlos Drummond de Andrade , que é uma das referências no assunto.

Porque a expressão E agora?

Drummond de Andrade pretende, com a repetição de "E agora?" provocar um sentimento de dúvida, ao mesmo tempo em que traz lamentações a respeito da situação exposta antes desta expressão.

Qual a situação de José comprove sua resposta com elementos do poema?

- "o povo sumiu" - isso figura a solidão que José estava vivendo; - "a noite esfriou" - essa é uma representação da falta de aconchego, de pessoas. - "Você que é sem nome, que zomba dos outros, você que faz versos, que ama, protesta?" - José não tem sobrenome, representando o homem comum ou um anônimo.

Por que o verso e agora José que dá título ao poema é repetido tantas vezes?

Por que o verso “E agora, José?”, que dá título ao poema, é repetido tantas vezes? A repetição do verso reproduz a pergunta que fazemos a nós mesmos quando surpreendidos pela vida.

Que sentido adquire o verso final José para onde?

Resposta: O sentido do verso final é que com a guerra, para onde José pode ir.

Quem o eu lírico do poema José se dirige isto é com quem ele fala?

O Eu - Lirico do poema José se dirige a duas pessoas: Ao próprio poeta, que tem o nome de José e a qualquer um do povo que se representa pelo codinome de José. Em muitas passagens é este eu lírico perguntado sobre a vida em comum ao José- povo, em outras passagens o próprio poeta se questiona sobre sua vida.

Quem é o eu lírico da canção Tem alguém aí?

É a expressão dos sentimentos e composição psicológica de quem está narrando a poesia. Em relação à letra da música "Tem alguém aí?", de Gabriel, O Pensador, o eu lírico é um rapaz jovem, que na tentativa de superar a timidez acaba se envolvendo no mundo das drogas.

Como o eu lírico se sente em relação ao povo?

A) O Eu Lírico se sente extremamente desconfortável e apático em relação ao povo; que lhe causa dor e sofrimento. ... É uma relação de atrito e inconformidade; o eu lírico tenta afastar-se de seu povo, pois este não lhe causa bem algum; muito pelo contrário, a relação faz com que ele sinta-se mal.