O mantenedor de espaço é um aparelho feito sob medida em acrílico ou metal pelo dentista ou ortodontista. O mantenedor de espaço pode ser removível ou cimentado na boca da criança. Sua finalidade é manter o espaço para a erupção do dente permanente no lugar certo.
Acessório utilizado nas movimentações dentárias como: giroversões, tracionamentos, retrações ou sistemas de ancoragem. Podem reter elásticos, correntes, fios de amarilho e ligaduras.
A contenção ortodôntica fixa superior consiste em um fio metálico colado por trás dos dentes ântero-superiores. Muito parecida com a usada normalmente na arcada inferior. A diferença principal é que normalmente não há muito espaço disponível para a inserção da contenção na face lingual dos dentes superiores.
As contenções fixas são presas na face interior dos dentes, por isso, ficam praticamente imperceptíveis. ... Como vimos, a contenção fixa é uma etapa fundamental no tratamento ortodôntico e deve ser realizada de forma correta para garantir bons resultados, evitando a movimentação dos dentes.
O uso diário da contenção é de suma importância, vindo a se tornar um hábito. Use-a durante o maior tempo possível após tirar o aparelho fixo. A falta desse costume pode contribuir para que o dente saia da posição ou cause um trauma oclusal.
Na teoria, a fase de contenção dura o dobro do tempo que levou o tratamento ortodôntico. Sendo assim, se com o aparelho ortodôntico o tratamento durou 24 ou 36 meses, deve-se então utilizar os de contenção por 4 a 6 anos.
Por exemplo: se a pessoa usou aparelho fixo por 24 ou 36 meses, os aparelhos de contenção precisariam ser utilizados durante 4 a 6 anos. Mas, na prática, os especialistas afirmam que o ideal é não removê-los mais, usando-os por tempo indeterminado.
Um tratamento ortodôntico normal dura em média entre 12 e 24 meses, contudo esse tempo pode variar devido a diversos fatores. Algumas das variáveis podem ser a gravidade da má oclusão, a necessidade de extrações, a idade do paciente, problemas hormonais, medicações e mecânica utilizada.
3 – O aparelho perde sua função; O ortodontista adapta o aparelho mais uma vez a fim de que ele volte a exercer força sobre os dentes e estimule-os a se reposicionarem. Se não houver manutenção não tem como o aparelho realizar as ações necessárias para cumprir a sua função, ou seja, prejudica e atrasa o tratamento.
A manutenção serve para acelerar o tratamento ortodôntico Quando colocado, os dentistas planejam os movimentos que a ferramenta precisa fazer. Mas, com o tempo, ele pode se soltar e fazer os movimentos sem tanta pressão nos dentes. É aí que entra a manutenção.
A pressão que o aparelho exerce na boca para corrigir os dentes faz com que a região fique dolorida após a manutenção. Por isso, evite alimentos que sejam duros e exijam uma boa mastigação. Para ficar confortável com o tratamento, consuma produtos mais líquidos e macios, como iogurte, purê e sopa.
Para que isso ocorra, o novo ortodontista tem que concordar com tudo o que foi feito pelo antecessor, desde o planejamento até a forma como o aparelho foi colado. Como já foi dito, a melhor maneira de trocar de ortodontista é com o envolvimento dos dois profissionais.
Como visto, tirar o aparelho antes do tempo é algo não recomendável em hipótese alguma. Portanto, se você acha que o tratamento está demorando demais, pode pedir uma segunda opinião profissional, mas nunca interrompê-lo por conta própria.
O preço usual do aparelho Invisalign é geralmente um pouco mais alto do que o do aparelho convencional. Em média, de acordo com o fabricante, ele custa entre US$ 3.