Doenças Causadas por Nematelmintos: Enterobiose ou Oxiuríase: Parasita - Enterobius vermiculares Sintomas - Prurido anal Transmissão - alimentos contaminados e auto infestação.
Os principais representantes dos nematelmintos são:
Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos. Esses animais podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.
A rádula está presente nos moluscos, exceto nos bivalves, essa é formada por pequenos dentes de quitina curvos e serve como um mecanismo para a raspagem do alimento, localizando-se na base da boca.
bivalves
Veja qual é a função da rádula e como ela funciona Sua estrutura possui várias fileiras de dentes feitos de quitina. Funciona como uma língua com vários dentículos. Sua principal função é raspar alimentos, principalmente algas presas em substratos, e levá-los para o esôfago do animal.
Os bivalves não precisam de rádula porque esta é utilizada para raspar sólidos para obtenção de alimento, os bivalves são filtradores, portanto eles não tem rádula.
moluscos
O sistema digestório dos moluscos é do tipo completo, ou seja, eles possuem boca e ânus, além de esôfago, estômago e intestino. Muitos moluscos aquáticos se alimentam de pequenas algas que ficam presas às rochas ou outros pequenos organismos. ... Da boca o alimento segue pelo esôfago até atingir o estômago.
O modo de alimentação dos gastrópodes é bastante variado e controla o tipo de rádula presente em cada espécie. Os gastrópodes herbívoros têm rádulas fortes que usam para raspar algas do substrato rochoso ou triturar folhas e caules. As formas detritívoras e filtradoras têm uma rádula simples ou ausente.
Os sexos são separados e a fecundação ocorre dentro da cavidade palial da fêmea, onde o macho coloca espermatóforos com um braço modificado, chamado hectocótilo. O desenvolvimento é direto. Estes animais geralmente se reproduzem apenas uma vez na vida, morrendo após a fecundação.
Se comer um polvo vivo não é uma das suas grandes ambições, apenas evite. Até porque, além de meio indigesto, o prato é perigoso, uma vez que os músculos do animal podem se contorcer dentro de você e provocar uma asfixia.