Arte Medieval Românica Com poucas janelas, nesses locais a entrada de luz era escassa. Ou seja, na arquitetura românica as paredes das construções eram grossas, os quais revelavam o intuito principal de defesa. Nesse período prevaleceu as abóbadas e os arcos de volta perfeita.
além de tudo isso era um lugar santo, pois era a casa de Deus. Pessoas oravam e pediam perdão de seus pecados na igreja. por esse motivo as igrejas românicas foram chamadas de fortalezas de Deus.
Arquitetura românica de peregrinação Cluny e Santiago de Compostela são provavelmente os melhores exemplos de igrejas de peregrinação. A planta é em cruz latina com três a 5 naves abobadadas em pedra. A cabeceira ou charola é constituída por ábside, absidíolos e deambulatório.
Daí serem chamadas: fortalezas de Deus. O principal motivo artístico românico foram as igrejas, as basílicas e as catedrais, estas, sempre grandiosas e sólidas, eram chamadas de fortalezas de Deus.
Diferentemente do resto da Europa, a arte românica na Itália não apresenta formas pesadas, duras e primitivas. Por estarem mais próximos dos exemplos das arquiteturas grega e romana, os construtores italianos deram às igrejas um aspecto mais leve e delicado.