Sinalizada com a abreviatura cal, é uma unidade de medida que define a quantidade de energia para elevar em 1ºC a temperatura de 1 grama (o equivalente a 1 mililitro) de água. Por exemplo, para aquecer 250 mililitros de água (aproximadamente 1 copo) de 20ºC para 21ºC, é necessário fornecer 250 calorias de energia.
Caloria é uma unidade de medida utilizada para representar a energia na forma de calor (energia térmica), mas não faz parte do Sistema Internacional de unidades (SI).
As calorias são encontradas em forma de energia nos alimentos, sendo utilizadas pelo nosso organismo para toda as nossas funções vitais, servindo para atender a digestão, a respiração, a circulação e as atividades físicas.
Quando são ingeridas pelo organismo, elas são metabolizadas no seu interior, gerando a energia química que necessitamos para nossa sobrevivência. As calorias são encontradas em forma de energia em cada alimento; isso será utilizado pelo corpo para todas as funções, como digestão, respiração, prática de exercícios etc.
As calorias vêm dos nutrientes presentes nos alimentos. Todos os alimentos contém quantidades variáveis dos três nutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras. O álcool, embora não seja considerado um nutriente, também fornece calorias ao organismo. A água, vitaminas e minerais não possuem calorias.
A gordura que ingerimos, ou mesmo a de nosso tecido adiposo, pode ser utilizada como combustível. Para tanto, o fígado precisa primeiramente transformar essa gordura em corpos cetônicos – e são esses corpos cetônicos que nosso corpo consegue utilizar como fonte de energia.
Digo isso porque uma variação de até 2 kg durante o dia é completamente normal e não representa “engordar” e nem “emagrecer” de fato. Você pode pesar 3 kg a mais e ter emagrecido (caso estes quilos sejam de músculos), ou ver na balança 4 kg a menos e ter engordado (caso tenha perdido massa magra).
Homem engorda 10 kg em um mês ao mudar um detalhe na alimentação: entenda. A maioria das pessoas sabe exatamente quais são os tipos de alimentos e bebidas que, além de pouco saudáveis, contribuem para o ganho de peso.
No geral, é seguro ganhar de 500 g a 1 kg por semana, e para alcançar esse objetivo, incorpore 500 calorias a mais na alimentação diária; a maneira mais saudável de fazer isso é comendo alimentos com maior quantidade de nutrientes.
O fato, bastante comum, está provavelmente ligado ao inchaço e não exatamente ganho de peso. De acordo com a treinadora física Kindal Boyle, é possível ganhar até 5 kg em um único dia sem engordar.
A seguir, indicamos 6 dicas que são fundamentais para quem está tentando aumentar de peso de forma saudável:
Como engordar em 3 dias
O ganho de peso acontece de forma rápida e inesperada principalmente quando está relacionado alterações hormonais, estresse, uso de medicamentos, ou menopausa por exemplo, em que pode haver diminuição do metabolismo e aumento do acúmulo de gordura.
Fugiu da dieta no fim de semana? Cinco dicas para compensar os exageros na alimentação
Em vez de se sentir culpada, tome as rédeas da situação e pratique essas atitudes para minimizar o estrago
Fugir da dieta um dia na semana não é aconselhável para quem deseja emagrecer. É preciso sempre seguir as orientações do médico e do nutricionista para trocar qualquer alimento da dieta. Conquistar hábitos de vida saudáveis e mantê-los é fundamental para garantir uma saúde equilibrada.
Dia do lixo x refeição livre Ela pode acontecer em dias distintos, até duas vezes por semana, dependendo dos objetivos procurados.