Os 4 músculos intrínsecos da língua são: o longitudinal superior, o longitudinal inferior, o transverso e o vertical. Os 4 músculos extrínsecos da língua são: o genioglosso, o hioglosso, o estiloglosso e o palatoglosso.
A língua é fixada pelos músculos no osso hioide, na mandíbula, nos processos estiloides, no palato mole e na parede da faringe. Com um formato de cone, tem uma raiz, ápice (a ponta toca os dentes incisivos), dorso curvo (recoberto pelas papilas gustativas) e uma face inferior.
A saburra lingual é uma camada esbranquiçada que costuma aparecer na língua. Se não for eliminada diariamente com ajuda de um raspador ou escovação da região, o gosto poderá aparecer. Amigdalite, sinusite e rinite são algumas das infecções de vias aéreas mais comuns.
O que fazer: uma ótima forma de eliminar o sabor amargo da boca consiste em beber limonada ou chupar um picolé de limão. Geralmente, esta alteração dura apenas alguns dias, desaparecendo naturalmente.
Revestimento (saburra) - Do ponto de vista da medicina chinesa, a saburra da língua é um subproduto fisiológico da digestão dos alimentos e dos fluidos realizado pelo estômago. A saburra normal da língua é fina, branca e levemente úmida (o que indica um estado saudável dos fluidos do estômago).
A deficiência de Qi no Baço-Pâncreas se apresenta como lábios pálidos e rachados e boca continuamente aberta. Uma forte preferência por sabores doces também indica desarmonia no Baço-Pâncreas. O Qi do Baço-Pâncreas saudável produz Sangue suficiente e permite que ele circule pelo corpo e permaneça em seus vasos.
É recomendável comer duas a três refeições quentes diariamente e fortalecer o corpo com alimentos que aquecem o Rim, especialmente para a deficiência de Yang do Rim. Recomenda-se a combinação de terapia nutricional com alimentos que fortalecem o Aquecedor Central.
Colocar a ponta da língua no céu da boca, logo atrás dos dentes incisivos e descolar, fazendo alguma força. É como se estivesse sugando o céu da boca com a língua. Repetir 20 vezes, 3 vezes por dia.
Existem alguns exercícios que ajudam a melhorar a dicção, que podem ser feitos sozinho em casa ou com a ajuda de um fonoaudiólogo.
Então vamos lá!
Encostar toda a língua ao céu-da-boca e pressionar (20 vezes) Pressionar a parte de trás da língua contra a parte inferior da boca, ao mesmo tempo que a ponta está encostada aos dentes de baixo (20 vezes) Elevar a parte de trás do céu-da-boca (palato mole) e a úvula e, ao mesmo tempo, dizer a vogal “a” (20 vezes)