Compositor
austríaco
É o caso de Mozart, que viveu na Áustria. Ele foi um músico precoce, já compunha e tocava violino e piano aos seis anos de idade. E ele fez de tudo, sonatas para piano, sinfonias, óperas e missas.
Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart
Ludwig van Beethoven
Mozart "foi um gênio -conclui McConnell- e sofreu a síndrome de Tourette e, embora isso possa afetar a forma que um gênio expressa a si mesmo e fazê-lo ir contra seus princípios, ele teria sido um compositor brilhante" também sem a doença.
Mozart é um sobrenome de origem alemã. Surge do germânico Muothart e seu significado resulta da junção dos elementos muot, que significa “caráter, gênio”, e hart, que significa “forte, marcante”. Assim, tem o sentido de “aquele que possui caráter forte”, “homem de gênio forte”.
Nome de Mozart
Explicação: Em 1786 compõe uma de suas óperas mais famosas, As bodas de Fígaro. Não teve grande repercurssão em Viena, onde foi considerada um fracasso, mas teve uma enorme aceitação em Praga (cidade dominada na época pela Áustria), sendo ele convidado a compor uma nova ópera, chamada Don Giovanni.
Mesmo sem o consentimento de Leopold Mozart, os jovens Wolfgang e Constanze se casaram em 1782 e, apesar de não ter sido um casamento perfeito, os dois estiveram juntos literalmente na riqueza e na pobreza. No final da vida de Mozart, o casal chegou a viver em situação de quase miséria.
Constanze Weberde 17
Compôs sua primeira ópera, “As bodas de Fígaro” no ano de 1786 com a ajuda do poeta italiano Lorenzo da Ponte (1749-1838). Embora sem muito sucesso na cidade de Viena, a obra atraiu a atenção de muitas pessoas na cidade de Praga.