Na mitologia grega, Pátroclo ou Pátroklos (em grego: Πάτροκλος, "glória do pai") é um dos personagens centrais da Ilíada, era filho de Menécio e, supostamente, amante de Aquiles, apesar de isso não ser explícito no livro.
Aquiles obteve finalmente sua vingança, matando Heitor com um único golpe no pescoço. Amarrou então o corpo do derrotado ao seu carro, e o arrastou pelo campo de batalha por nove dias.
Polidoro, na mitologia grega, foi um filho de Cadmo e rei de Tebas. Polidoro era filho de Cadmo e Harmonia, a filha de Afrodite e Ares.
Vestiu a armadura de Aquiles, fingindo ser o mesmo, para convencer as tropas abatidas a atacarem. Heitor, defendendo Tróia, enfrentou Pátroclo e o matou. ... Por isso Aquiles, o Pelida, decidiu vingar-se da morte de seu amigo matando Heitor.
O argumento principal da Ilíada é a ira funesta de Aquiles, principal herói grego que se retira do campo de batalha após ter sua honra heróica ultraja por Agamêmnon, senhor de heróis. O Canto XXII trata da morte de Heitor, príncipe e defensor dos troianos, e o ultraje ao seu cadáver.
Resposta. Diante das súplicas de Príamo, Aquiles ficou tocado. Então ele aceitou que o corpo de Heitor fosse devolvido a Tróia.