Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. ... Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.
Os tipos ideais servem como parâmetro de observação, um conceito teórico abstrato com características delineadas que serve apenas como ponto de comparação entre o objeto observado e a abstração teórica.
Resposta. Max Weber (1864-1920) foi um importante sociólogo e destacado economista alemão. Suas grandes obras são, “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” e "Economia e Sociedade". ... Formou-se em Direito e doutorou-se em Economia e acabou desenvolvendo obras sobre Sociologia.
O trabalho assalariado resume-se na venda da força de trabalho do trabalhador em troca de uma remuneração para que possa obter seu sustento. ... Karl Marx é um dos maiores teóricos que trabalhou com os problemas e as questões relacionadas às relações do trabalho, do capital e do trabalhador.
No presente artigo, o termo concepções do trabalho designa o pensamento elaborado e articulado que oferece definições ao indivíduo sobre a posição que o trabalho deve ocupar em sua vida, o modelo ideal de trabalho definido por meio dos valores humanos e sua hierarquização, e uma leitura das características do trabalho ...
Trabalho acadêmico ou académico é o texto (em sentido lato ou estrito) resultado de algum dos diversos processos ligados à produção e transmissão de conhecimento executados no âmbito das instituições ensino, pesquisa e extensão universitária, formalmente reconhecidas para o exercício dessas atividades.
O trabalho na idade moderna começou a ser mais do que apenas uma prática de sustento e, após a valorização da pobreza e abdicação de bens materiais instituída pela Igreja Católica, a modernidade e o pensamento calvinista passou a valorizar a prosperidade econômica.
A história tem nos suprido de muitas concepções acadêmicas acerca do “trabalho” ao longo dos tempos e das estruturas sociais. Na sociedade greco-romana seu fundamento era a escravidão. Na sociedade feudal, vinculava-se à servidão. ... Karl Marx manifestou a conflitante relação capital trabalho por meio da “mais valia”.