Olár! Endocitose é o processo de entrada de substâncias no meio intracelular, já a exocitose é a saída de substâncias para o meio extracelular.
De qualquer forma, o lisossomo tem uma estrutura bem diferente dos endossomos. ... Estas enzimas, assim como seus substratos (os ligantes) são trazidos para seu interior, principalmente por eventos repetidos de fusão e separação com endossomos tardios.
Como ocorre a acidificação do lúmen dos lisossomos? ... A membrana lisossômica contém uma bomba de prótons dirigida por ATP que bombeia H+ para dentro do lisossomo, mantendo assim seu pH ácido.
Como mencionado, os lisossomos são formados a partir de outra organela celular chamada: o complexo de Golgi, responsável por armazenar, transformar e exportar as substâncias que são produzidas no retículo endoplasmático liso e rugoso.
Os vacúolos digestivos são originados a partir da fusão de lisossomos com fagossomos ou pinossomos. Em seu interior, as substâncias englobadas pelas células através da fagocitose ou pinocitose são digeridas a partir das enzimas lisossômicas.
Os lisossomos são formados no Complexo de Golgi (outra importante organela presente no citoplasma). Funções dos lisossomos: - Fazer a degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior às células; - Reciclar (função de renovação celular) outras organelas celulares que estão envelhecidas.
Essa atividade digestiva desempenhada pelos lisossomos pode ser autofágica ou heterofágica. Isso quer dizer que os lisossomos podem destruir tanto estruturas da própria célula quanto alguns compostos que vêm de fora, como nutrientes ou, até mesmo, microrganismos.
Resposta. A) Pelo fato de o conteúdo com enzima digestória estar cercado por uma membrana que digere somente material específico, seja para a nutrição da célula ou defesa da mesma. ... 2) - As células musculares desempenha maior atividade metabólica do que as do tecido ósseo, fato da existência maior de mitocôndrias.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Além desse processo, os lisossomos também realizam o processo de autofagia, isto é, a digestão de partes da própria célula. Esse fenômeno é importante para eliminar algumas estruturas que já estão desgastadas ou então para reaproveitar alguns componentes.