O objetivo dessa estratégia era instaurar um estado de “guerra popular prolongada” na região Norte do Brasil e, a partir disso, tentar tomar o poder no país.
As principais características da guerrilha são, segundo o principal teórico a respeito desse assunto, o filósofo político Carl Schmitt: 1) a irregularidade do tipo de combate feito pelo guerrilheiro; 2) a capacidade de mobilidade; 3) o compromisso político; e 4) o caráter telúrico (ligação íntima com o meio – seja ele ...
O conceito de guerrilha advém do espanhol guerrilla, que em tese significa uma pequena guerra. Enquanto terrorismo é uma forma pela qual grupos com pensamento específico buscam impor sua visão de mundo a partir de violências.
Atualmente os cinco principais são Los Rastrojos, Los Urabeños, Los Paisas, o Exército Popular Anti-Subversivo da Colômbia (Erpac) e a "Nueva Generación". Os três mais poderosos são Los Rastrojos, com cerca de 2 mil homens, e Los Urabeños e Los Paisas, cada um com aproximadamente mil integrantes.
A FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) é a maior guerrilha da Colômbia e controla uma grande parte das áreas rurais do país. A FARC surgiu em 1964 como uma facção informal do Partido Comunista. As ideias iniciais da organização eram de lutar por uma revolução social.
Colômbia
As Farc começaram como uma guerrilha de autodefesa que reivindicava a luta radical agrária, depois incorporaram o discurso marxista-leninista e, após a queda da União Soviética, o bolivariano de corte nacionalista. Atualmente, o grupo guerrilheiro conta com sete mil combatentes.
Enquanto originaram-se como um puro movimento de guerrilha, a organização já na década de 1980 foi acusada de se envolver no tráfico ilícito de entorpecentes, o que provocou a separação formal do Partido Comunista e a formação de uma estrutura política chamada Partido Comunista Colombiano Clandestino.
O conflito colombiano, um dos mais antigos da América Latina, deriva da disputa pelo poder entre liberais, conservadores e socialistas.
As FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) foi um exército popular fundado em 1966 que lutava contra o governo colombiano. O objetivo é acabar com o conflito no país e trazer a paz de volta à população.
Resposta. Resposta: Como dissemos no início: a falta de empregos e oportunidades; a desigualdade, a concentração da riqueza; a injustiça social; falta de tolerância, a indiferença; corrupção. Talvez o acordo com as Farc abra uma oportunidade para começar a resolvê-los de uma vez por todas.
Resposta. Porquê eles temiam a radicalização da guerrilha camponesa influenciada pela revolução cubana.
O Exército da Libertação Nacional (ELN) é uma guerrilha de extrema esquerda que quer uma revolução no estilo cubano na Colômbia.
1964, Colômbia
Depois de ser derrotado, Marulanda fundou um grupo guerrilheiro chamado Bloco Sul, que em 1966, finalmente, adotou o nome Farc. ... Eles são um grupo guerrilheiro comunista, marxista-leninista de inspiração. E não são as únicas organizações comunistas de guerrilha nascidas a partir dessa época.
O objetivo original da FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) eram promover uma revolução socialista naquele país, inspirada pelo modelo soviético, derrubando o governo oficial do país e instaurando, em seu lugar, uma República Socialista, o que incluía a realização da Reforma Agrária e expropriação da ...
Manuel Marulanda Vélez
Guerras. A Guerra Civil colombiana, um dos conflitos mais antigos da América Latina, surgiu em 1964, entre as forças conservadoras e as socialistas, pela disputa do poder no país, provocando uma guerra problemática sem solução definitiva, refletindo até hoje no cenário político da Colômbia.