Por exemplo, um paciente pode ser diagnosticado com febre contínua se sua temperatura corporal geralmente está em 38,5º C - e varia no máximo entre 37,5º e 39,5º C.
Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.
A febre é um dos sintomas mais comuns da tuberculose, seja na forma pulmonar ou na tuberculose de outros órgãos. Em geral, a febre é alta, acima dos 38ºC, diária e com predomínio no final do dia, chamada de febre vespertina.
A febre na tuberculose aparece, geralmente, no final da tarde por isso é referida como vespertina. Pode ser baixa ou alta, na dependência da forma e extensão da doença. Formas de tuberculose que simulam pneumonia bacteriana podem ter febre alta acompanhada de calafrios.
A febre da tuberculose persiste por cerca de 15 dias após o início do tratamento. Se persistir por mais tempo que isso, recomendo reavaliar o diagnóstico.