Na fotossíntese, um dos processos mais importantes é a fotólise da água associada à clorofila: neste processo, energia luminosa é utilizada para separar os átomos que compõem a molécula de água, libertando também elétrons que são depois usados para repor os perdidos pela clorofila na sua excitação.
a) Ao final da fase fotoquímica da fotossíntese vegetal, têm-se como produtos NADPH, ATP e gás oxigênio (O2).
Em todos os dois processos, os elétrons cedem energia, que é utilizada para a síntese de ATP por de fosforilação – processo em que adiciona um fosfato rico em energia no ADP (adenosina di-fosfato). Os produtos gerados nessa etapa são ATP, O2 e NADPH.
A fase escura, ciclo das pentoses ou ciclo de Calvin pode ocorrer na ausência e presença de luz e acontece no estroma do cloroplasto. Durante essa fase, a glicose será formada a partir de CO2. Assim, enquanto a fase luminosa fornece energia, na fase escura acontece a fixação do carbono.
As enzimas e reações do ciclo de Benson-Calvin, que ocorrem no estroma dos cloroplastos, foram inicialmente estudadas e elucidadas pela equipe de Benson e Calvin, nos anos 50 (BENSON & BENSON-CALVIN,1950), e podem ser vistas segundo as fases do ciclo.
Resumo: A via glicolítica é das mais importantes para a manutenção do organismo humano, podendo ainda estar na base do entendimento de um grande número de patologias. ... O 6-fosfato de glicose, é um intermediário da via glicolítica que serve de precursor para a síntese de outras moléculas em outras vias metabólicas.
A glicose nas plantas serve como energia, reserva de nutrientes (sacarose e amido, entre outros carboidratos que são acumulados nas frutas, sementes, caules, folhas e raízes; cada planta tem sua forma particular de fazer sua reserva) e para a própria formação e crescimento da planta (todas as suas partes são feitas a ...
A) O oxigênio age carreando as moléculas que carbono que sobram após as quebras da macromoléculas, quando uma macromolécula como a glicose é quebrada, durante os processos, muitos carbonos são liberados, e para expeli-los o oxigênio se liga a eles e os carreia pelo sangue até os pulmões.
A glicose, também chamada de açúcar do sangue, é a principal fonte de energia para o cérebro, os músculos e os tecidos, necessária para todas as funções do corpo.Na verdade, a glicose é um dos grandes dínamos da natureza, sendo uma fonte de energia quase universal para os seres vivos.
A glicose é um importante carboidrato para o organismo, pois é a partir dessa molécula que se adquire a energia necessária para realizar todas as reações do nosso corpo. A glicose, de fórmula C6H12O6, é um dos carboidratos mais simples (monossacarídeo).
Por ação das enzimas amilases e, em seguida, da maltase do suco entérico do intestino, o amido é fragmentado em monossacarídios. Assim, as moléculas de glicose são absorvidas pelas vilosidades do intestino delgado.