Veja se a graduação em Ciências Contábeis se classifica como um curso da área de exatas. A área contábil envolve uma variedade de assuntos que são abordados desde a formação até a atuação profissional.
Na graduação em Ciências Contábeis, tudo começa com disciplinas introdutórias, como:
A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.
Podemos enxergar o passado, mas também o futuro através das demonstrações contábeis. Através da contabilidade, é possível dizer quais os direitos e obrigações financeiras da entidade, e quais são suas receitas e despesas. A contabilidade tem um papel de suma importância na sociedade.
5 benefícios de fazer o curso de Ciências Contábeis
O objetivo da Contabilidade Pública é o de fornecer aos gestores informações atualizadas e exatas para subsidiar as tomadas de decisões, aos órgãos de controle interno e externo para o cumprimento da legislação e às instituições governamentais e particulares informações estatísticas e outras de interesse dessas ...
Consoante a NBCT 16.
V. Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.
Contabilidade Aplicada ao Setor Público – CASP – é o ramo da ciência contábil que se destina, no processo gerador de informações, ao controle patrimonial de entidades do setor público.
A adoção da contabilidade pelo regime de competência no setor público envolve a introdução ou mudança de tecnologias da informação, mudanças culturais, consideráveis investimentos em sistemas de informação e desenvolvimento de habilidades apropriadas de preparadores e usuários (LAND E ROCHER, 2011).
Registro de receitas e despesas. O regime de competência é um método para realizar o registro de lançamentos contábeis na data em que o evento acontece. Ou seja, na data do documento da receita ou despesa realizada. Não importa quando vai ser pago ou recebido, mas sim quando foi realizada a transação.
Regime misto Desta forma, as receitas dos entes públicos somente são consideradas (registradas) para efeitos de resultados no momento em que forem pagas. Já as despesas, se consideram no momento em que o fato gerador das mesmas ocorrerem, independentemente de terem sido pagas ou não.
O regime misto é um regime contábil que mescla o regime de caixa e o regime de competência. No Brasil é definido na Lei nº 4.
Regime misto ou combinado - O art. 1.