Já o tempo histórico é utilizado para remeter a acontecimentos que marcam a humanidade, como por exemplo, a Segunda Guerra Mundial. É importante lembrar que nem sempre o tempo cronológico e o histórico coincidem, existes civilizações que viveram diferentes fatos históricos, no mesmo tempo cronológico.
O tempo geológico refere-se ao processo de surgimento, formação e transformação do planeta Terra. O tempo histórico, por sua vez, faz referência ao surgimento das civilizações humanas e sua capacidade de comunicação escrita.
O tempo geológico corresponde ao tempo desde a formação da Terra até o presente. É dividido em diferentes períodos com base em informações estratigráficas (cronologia relativa) e radiométricas (cronologia absoluta). O tempo social é o movimento da sociedade, do humano, dos eventos do homem.
Acerca do tempo humano, podemos afirmar que é definido em anos, mas que é praticamente insignificante diante do tempo geológico, representando apenas uma pequena parte diante da grande existência da vida e do planeta trra.
No caso podemo afirmar que o tempo natural é o tempo da natureza que diz respeito a natureza dos animas e da terra. Já o tempo cronológico é o tempo inventado pelo homem a partir de marcos históricos. O tempo cronológico pode ser contado por meio de calendários que narram os fatos históricos ocorridos.
Isso significa que a percepção do tempo é uma construção cultural presente em todas as sociedades sob formas particulares de organização e encadeamento de lembranças de eventos ocorridos ou imaginados, temidos ou desejados.
O tempo social dominante de uma sociedade é aquele que lhe permite cumprir os atos necessários para a produção dos meios que garantem sua sobrevivência, possibilitando a criação, manifestação, realização e atualização de seus valores fundamentais.